Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2023

Subsecretaria de Trânsito alerta sobre cuidados durante o carnaval

Agentes de trânsito farão o patrulhamento externo com vistas ao trânsito

Subsecretaria de Trânsito alerta sobre cuidados durante o carnaval

Principal festa popular do país, o carnaval volta a ser realizado pela Prefeitura de Tupã em 2023, após dois anos de ausência em virtude da pandemia de Covid-19. O Tupã Folia ocorre entre os dias 18 e 21 de fevereiro, na avenida Tamoios, e a Subsecretaria Municipal de Trânsito alerta os foliões sobre os cuidados necessários nos dias de festa.

Os agentes de trânsito trabalharão em conjunto com a Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e os seguranças contratados durante os dias de carnaval para melhorar a segurança. Os fiscais farão o patrulhamento externo com vistas ao trânsito, a fim de prevenir os furtos de veículos e o estacionamento em locais indevidos.

Durante o carnaval o índice de roubos e furtos aumenta consideravelmente, segundo o subsecretário de Trânsito, Renato Gonzalez, e algumas recomendações contribuem para melhorar a segurança. Gonzalez explica que pertences à mostra dentro do veículo atraem a atenção de ladrões.

"Um simples óculos de sol pode motivar um arrombamento e gerar grande prejuízo. Não deixe à mostra adaptadores, suportes e carregadores de eletrônicos, bolsas e sacolas. É comum também o motorista esquecer se trancou ou não o veículo, às vezes estamos apressados ou distraídos e trancar o carro passa despercebido. Na dúvida, sempre volte e verifique se o carro está trancado", disse o subsecretário.

Gonzalez ainda reforça que a recomendação mais importante é respeitar o limite de velocidade da via e não misturar bebida alcoólica e direção, uma vez que a conduta coloca em risco não só a própria segurança, mas também a dos passageiros e a de terceiros. O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como gravíssima a infração de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

"O motorista que misturar álcool e direção pode receber uma multa de R$ 2.934,70, valor que dobra caso haja novo flagrante no período de um ano. Além disso, o direito de dirigir do motorista infrator fica suspenso por 12 meses. E para quem recusar submeter-se ao teste de etilômetro, exigido pela autoridade de trânsito, receberá a mesma penalidade", finalizou o subsecretário.