Governo - Quinta-feira, 02 de Março de 2023

Tiro de Guerra inicia ano de instrução com 50 atiradores em Tupã

Jovens selecionados passam 10 meses na reserva com atividades de formação cívica

Na manhã desta quarta-feira (1º), 50 jovens de 18 anos participaram do primeiro dia de rotina do Tiro de Guerra. Os atiradores foram recepcionados em cerimônia protocolar com o prefeito Caio Aoqui, que é diretor do TG 02-043 de Tupã.

Após parabenizar e desejar boas-vindas aos selecionados, o prefeito destacou o orgulho de manter a parceria entre esta instituição do Exército Brasileiro e a administração pública, assim como agradeceu pela característica prestação de serviço à comunidade feita ao longo do ano, seguindo o lema: braço forte, mão amiga.

“Será um ano transformador na vida deles. Porque a gente observa o quanto as instruções e atividades são agregadoras. Reafirmo a certeza de que viverão momentos únicos, que certamente levarão para a vida inteira, podendo torná-los cidadãos melhores”, o prefeito Caio cumprimentou ainda o sargento Manassés pela dedicação neste trabalho de formação e se colocou à disposição para futuras ações comunitárias.

O TG pode ser considerado uma escola de civismo e cidadania, pois propõe aos atiradores a atuação em causas em prol da sociedade, como campanhas de arrecadação, mobilizações para doação de sangue, e mutirões de limpeza, por exemplo. Além dos ensinamentos por ordem, e de valores como comprometimento.

O chefe da instrução, 1º Sargento Manassés Mendes de Oliveira destacou a esperança nutrida pelos alunos de 2023. “Tenho uma grande expectativa nessa turma, ao notar valores, seja na vida civil ou militar. Porque, apesar da chuva forte, quando deu 6h30 estavam todos aqui, o que é uma demonstração do compromisso assumido. Estão de parabéns”, declarou em discurso.

O vereador Alexandre Scombatti esteve na solenidade representando do poder legislativo, e o presidente da câmara municipal, Marcos Gasparetto. “Esses jovens selecionados estão aqui para servir à nossa bandeira nacional. Eles fazem um trabalho essencial na cidade, sempre são convocados para a doação de sangue, mutirão, enfim, é um ano de aprendizado, pois, eles podem passar até 10 meses aqui, e vão sair novos cidadãos”.