Economia e Finanças - Sexta-feira, 03 de Março de 2023

Produtores Rurais devem realizar DIPAM até 31 de março

Procedimento pode ser feito no Setor de Fiscalização de Rendas, no Paço Municipal

Produtores Rurais devem realizar DIPAM até 31 de março

O prazo de preenchimento da DIPAM-A para produtores rurais está se aproximando do fim. A Secretaria de Economia e Finanças lembra da obrigatoriedade de entrega da declaração até 31 de março, pois ela impacta diretamente no Índice de Participação dos Municípios (IPM), encaminhado pela administração pública à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ).

O procedimento pode ser feito no Setor de Fiscalização de Rendas, do Paço Municipal (Praça da Bandeira, 800), ou ainda por agendamento por meio do telefone 3404-1000. Segundo o diretor de Departamento de Arrecadação, Atendimento e Fiscalização, Gerson Richard, a declaração é gratuita e livre de custos.

“Basta comparecer à prefeitura com os talões de notas fiscais ou, se preferir, nós vamos até você. Lembrando que quando o produtor rural faz a DIPAM, ele não tem nenhum encargo adicional, e ainda contribui para o município receber um valor maior do ICMS estadual. Isso impacta diretamente na realização de melhorias para nossa cidade”.

Visando informar vendas e transações internas, entre estados ou de exportação, a DIPAM deve ser feita anualmente, sendo utilizada para calcular a cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que será destinada a cada município.

Segundo o secretário de Economia e Finanças, Wilson Quiles Junior – Quilão, estas informações geram uma importante fonte de renda, e mantém a transparência na gestão, pois o ICMS é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Estado. “O IPM é composto por receitas e despesas do município, incluindo o IPTU, o Imposto sobre Serviços (ISS), o DIPAM-M, entre outros”, explica.