Saúde - Terça-feira, 07 de Março de 2023

Prefeitura inicia novas ações de intensificação no combate à dengue

Imóveis serão vistoriados durante todos os sábados do mês de março

Prefeitura inicia novas ações de intensificação no combate à dengue

A fim de fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) irão vistoriar os imóveis do município também aos sábados. A ação começou no último dia 4 e será realizada durante todo o mês de março para intensificar os trabalhos de combate à dengue.

Somente no primeiro dia de ação, cerca de 3.000 imóveis foram vistoriados nos bairros Tupã Mirim, Vila Marajoara, Parque Bela Vista, Jardim Ideal, Vila Formosa e Cohab III. Além de eliminar os possíveis criadouros do mosquito, as vistorias realizadas pelos agentes orientam a população sobre os cuidados que devem ser adotados diariamente para evitar acidentes com escorpiões dentro de casa.

O prefeito Caio Aoqui explica que as ações de promoção e prevenção de saúde estão sendo desenvolvidas desde o início do ano. No mês de fevereiro, a Prefeitura de Tupã realizou o Mutirão da Limpeza para fazer o recolhimento de materiais inservíveis, a roçada de guias, sarjetas, terrenos e espaços públicos, e também a nebulização de larvicida.

"Essa intensificação está sendo realizada desde o começo do ano com o Mutirão da Limpeza e, agora, teremos mais uma ação de cobertura integral da cidade. Sabemos que estamos enfrentando o maior período de chuvas do início de ano e precisamos intensificar todos os trabalhos, pois esse ambiente fica propício para a proliferação do mosquito", disse o prefeito.

De acordo com o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, as chuvas dificultam os trabalhos dos agentes, que ficam impossibilitados de realizar as vistorias em dias de precipitação. Por isso, é fundamental o fortalecimento deste trabalho e a colaboração dos moradores quando receberem os profissionais em suas residências.

"São quatro sábados de intensificação do trabalho. O morador pode colaborar, abra seu quintal, é o servidor que vai estar te ajudando a fazer a eliminação dos criadouros. Temos que cortar um ciclo de transmissão para poder estar evitando que daqui pra frente nasçam novas fêmeas do Aedes aegypti", contou o diretor.

As ações desenvolvidas neste início de ano estão contribuindo para o município conseguir manter controlado o número de casos de dengue, como afirma o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, que comparou a situação de Tupã com a de outras cidades da região.

"Com o Mutirão da Limpeza que tivemos recentemente, mantivemos em torno de 230 casos de dengue até agora. Estávamos esperando uns 600 ou 700, pois temos cidades próximas com mais de 800 casos e são menores que o nosso município. Esses números revelam a importância dos trabalhos de promoção e prevenção de saúde que estamos desenvolvendo”, revelou o secretário.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Gasparetto, e o vereador Eduardo Shigueru, acompanharam o primeiro sábado de intensificação das ações. O líder do legislativo tupãense reforçou o apoio da Casa de Leis aos trabalhos desenvolvidos no combate à dengue e parabenizou os agentes.

"Esses agentes são importantes para a cidade. Há quatro anos tivemos um problema muito grande e, agora, estamos tranquilos por causa do trabalho desses profissionais da prefeitura. Quero parabenizar o prefeito Caio Aoqui pelo projeto e incentivo que está dando a esses profissionais da Secretária de Saúde", disse Gasparetto.

Lei Complementar nº 446

Para que as ações de intensificação no combate à dengue fossem realizadas aos sábados, a Prefeitura de Tupã precisou do apoio da Câmara Municipal, que aprovou na última sessão, realizada em 27 de fevereiro, o Projeto de Lei Complementar nº 446, de 1º de março de 2023, que cria e regulamenta, no âmbito do município, o Programa de Ações Intensivas de Controle Endêmico e Atenção Social.

De autoria do prefeito Caio Aoqui, o projeto estabelece a contraprestação de serviço dos agentes de endemias, para que eles possam receber um bônus pelos relevantes serviços prestados nestes quatro sábados de março.