Saúde - Quarta-feira, 08 de Março de 2023

Ação de combate à dengue encontra 41 imóveis com criadouros do Aedes aegypti

Foram visitados 2.989 imóveis no primeiro dia de programa

A Prefeitura de Tupã iniciou no sábado (4) o programa de Ações Intensivas de Controle Endêmico e Atenção Social com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Foram visitados 2.989 imóveis, dos quais 1.932 foram vistoriados. Os agentes encontraram 41 residências com criadouros do mosquito Aedes aegypti e 97 recipientes com larvas.

A ação ocorre todos os sábados do mês e tem como objetivo inspecionar residências e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. No primeiro dia de trabalho, foram vistoriados imóveis nos bairros Tupã Mirim, Vila Marajoara, Parque Irajá, Bela Vista, Cohab III, Jardim Ideal, Vila Formosa e parte do Parque Ibirapuera.

O secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explica que a dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Por isso, é importante que todos colaborem na prevenção, eliminando criadouros do mosquito transmissor. “O combate à dengue deve ser uma ação contínua, realizada tanto pelos órgãos públicos quanto pela população. Precisamos do apoio de todos para manter a situação controlada”.

Segundo o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros, "é fundamental que a população colabore com a ação dos agentes, permitindo o acesso às residências e seguindo as orientações para evitar o acúmulo de água parada em recipientes como vasos de plantas, garrafas, pneus e caixas d'água, que são os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti".

O programa de Ações Intensivas de Controle Endêmico e Atenção Social é mais uma iniciativa da prefeitura em combater a dengue. No mês de fevereiro, foi realizado o Mutirão da Limpeza que, de acordo com o prefeito Caio Aoqui, contribuiu para reduzir os focos do Aedes aegypti e a proliferação do mosquito.

“Com o início de ano chuvoso, decidimos acelerar nosso Mutirão da Limpeza e recolhemos materiais inservíveis, que podem servir de possíveis criadouros do mosquito, realizamos a roçada para diminuir o mato e também fizemos a nebulização de larvicida. Agora, temos essa intensificação no combate à dengue para reforçar esse trabalho. Estamos nos esforçando, mas é necessário o apoio de toda a população” afirma o prefeito.

Na próxima ação, que ocorrerá no sábado, 11 de março, as equipes visitarão o Parque Ibirapuera, Parque Aliança, Parque Kennedy, Jardim Aritana, Jardim Apoema, Jardim Itaipu e Alto Sumaré. Serão 7 equipes compostas por 75 agentes comunitários e 7 supervisores.