.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Quinta-feira, 09 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Assinado decreto que regulamenta a Rede Girassol de Tupã

Rede de proteção oferece suporte às mulheres vítimas de violência


O prefeito Caio Aoqui assinou nesta quarta-feira (8) o decreto que consolida e regulamenta a Rede Girassol de Tupã, uma iniciativa que visa o trabalho articulado de acolhimento e a conscientização da população sobre a violência doméstica, o feminicídio. A cerimônia de assinatura aconteceu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, data que marca a luta das mulheres por igualdade de gênero e pelo fim da discriminação e das agressões físicas e psicológicas.

 

A Rede Girassol é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e outras entidades locais, como a Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O objetivo é criar uma rede de proteção para as vítimas, oferecendo suporte psicológico, judicial e social.

 

Durante a cerimônia de assinatura do decreto, autoridades municipais e representantes das entidades envolvidas na Rede Girassol destacaram a importância da iniciativa. O prefeito Caio Aoqui ressaltou que a rede é um instrumento de proteção e que a administração municipal está empenhada em criar políticas públicas efetivas para combater crimes de gênero.

 

"A Rede Girassol funciona numa teia onde a mulher ao procurar algum dos serviços será encaminhada a todos os outros que temos no município e que vão agir de maneira integrada para poder dar dignidade, um excelente tratamento e oferecer um cuidado com ela. Agora, dia 8 de março de 2023, essa rede está instituída como um serviço público municipal para oferecer proteção e carinho às mulheres", afirmou o prefeito.

 

O sistema já está em funcionamento em Tupã e conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo assistentes sociais, psicólogos e advogados. Além disso, a rede realiza ações de conscientização e campanhas de prevenção. 

 

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado, a ideia para o nascimento da Rede Girassol surgiu durante uma reunião entre equipamentos e, atualmente, a proposta serve de referência para outros municípios. "No Dia Internacional da Mulher temos a assinatura de um pacto, que virou um decreto no município. Podemos dizer: saiu de Tupã e tem sido exemplo para outras cidades. São José dos Campos, por exemplo, já colheu informações para auxiliarmos suas equipes no combate à violência contra a mulher".

 

A vereadora e 1ª secretária da Mesa Diretora, professora Cris Vicente, esteve na assinatura do decreto para representar o Poder Legislativo e destacou a dificuldade feminina no âmbito profissional. Segundo a parlamentar, as mulheres precisam mostrar sua capacidade mais que os homens para serem reconhecidas no mercado de trabalho. Para diminuir essa diferença, faz-se necessário o apoio de políticas públicas.

 

"Falar sobre a mulher atualmente é falar sobre o empoderamento, processo em que a mulher pode estar em qualquer lugar e ser reconhecida dentro de uma sociedade. Mas esse empoderamento passa pelas políticas públicas, pelas possibilidades que são dadas pelo Estado. Necessitamos de apoio, por isso parabenizo todo o trabalho desenvolvido para a construção dessa rede, que hoje é uma lei em nosso município", disse Cris Vicente.

 

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, a assinatura do decreto contribui para o município conseguir oferecer políticas públicas de superação da discriminação e violência. "Queremos paz na sociedade, precisamos de paz nos lares, é isso que a gente busca com esse decreto tão importante para nossa cidade".

687 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.