.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 21 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Programa Tupã 2030 é promulgado como lei municipal

Lei 5.135/2023 estabelece princípios para promoção da saúde de crianças e adolescentes


Programa Tupã 2030 é promulgado como lei municipal

Com a promulgação da Lei 5.135, de 2023, as diretrizes e estratégias do Programa Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente ficam previstas na legislação municipal, assegurando aos cidadãos a implementação de políticas públicas para erradicação da má nutrição infantil.

 

O projeto de lei sancionado, e de autoria do prefeito Caio Aoqui, prevê toda a missão do Programa, desde a proteção do direito à alimentação adequada, à criação de ambientes saudáveis para a primeira infância e aos jovens, seja em contexto familiar ou em sociedade.

 

“Entre os objetivos da iniciativa está a autonomia e participação das escolas e da comunidade no desenvolvimento da boa nutrição como um hábito. Promovendo atuação multissetorial, com a reeducação alimentar, a oferta de espaços de lazer acessíveis, pensando inclusive na importância do trabalho e da geração de renda para que os pais ou responsáveis possam ofertar comida de qualidade aos filhos”, explica o prefeito.

 

A atuação integrada visa a prevenção do ganho excessivo de peso ou a subnutrição. Com suporte socioassistencial e da saúde pública, o município pode identificar lares disfuncionais, e situações de vulnerabilidade, que frequentemente levam a comportamentos compulsivos, baixa autoestima, transtornos alimentares, queda no rendimento escolar, e ao alcoolismo, por exemplo.

 

Por meio da educação, há maior troca de informações e estímulo a alimentação e prática de atividades físicas. Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, uma vida sustentável deve ser um comportamento construído e incentivado desde cedo. “Precisamos fortalecer o consumo daquilo é que essencial para nossas crianças. Por meio da mobilização social, todos se tornam agentes de mudança, a fim de tornarmos Tupã uma das 10 cidades com melhores quadros nutricionais do estado de São Paulo”, comenta.

 

Para melhor estruturação, haverá formação de um comitê gestor e de uma comissão de monitoramento do plano municipal, compostos por representantes de nove Secretarias Municipais e do grupo de avaliação. O monitoramento tem o propósito de atender as especificidades dos grupos populacionais, e a tomada de decisões baseada em evidências. A lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal em 14 de março, e publicada na edição nº 357 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Tupã dia 17 do mesmo mês. (https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MzQxMjg5

680 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.