Meio Ambiente - Terça-feira, 21 de Março de 2023

Prefeitura e Sabesp promovem ações para celebrar o Dia Mundial da Água

Além da distribuição de mudas de árvores nativas, haverá palestras para estudantes, empresários e orientação à população

Prefeitura e Sabesp promovem ações para celebrar o Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp, a empresa Global Projetos e Meio Ambiente, as Faculdades FACCAT e UNESP, promoverá uma série de iniciativas no município.

Na quarta-feira (22), às 8h, mais de duzentos alunos das quartas e quintas séries da EMEF “João Geraldo Iori”, participarão de uma palestra promovida pela empresa Global, que presta serviços à prefeitura, sobre o Programa Município Verde/Azul do governo estadual.

De acordo com Luiz Fernando Dall´Acqua Rosa, a palestra será proferida pelo engenheiro ambiental Renan Zambianqui e visa conscientizar os estudantes sobre a importância da água e a preservação do meio ambiente. “A palestra será dentro do contexto do Programa Verde/Azul que anualmente divulga o ranking dos municípios que cumprem as metas ambientais, através do qual viabilizam recurso governamental para fomentar ações que proporcionam qualidade de vida para a população, como parte integrante do próprio meio ambiente”, disse o engenheiro ambiental.

Além disso, a partir das 9h, na Avenida Tamoios, em frente o Banco Santander, a Secretaria de Meio Ambiente e a Sabesp vão distribuir 150 mudas de árvores nativas à população, seguida de orientação ambiental.

“Às 19h30, na FACCAT, haverá palestra aberta a todos os interessados sobre o tema água e meio ambiente envolvendo a faculdade, Sabesp e a Secretaria”, informou o responsável pela pasta, José Rodrigues — Zé Vinagre.

O gerente da Sabesp em Tupã, Sérgio Luís de Barros revelou que a estatal ainda vai distribuir em parceria com a UNESP, recipientes para a coleta de óleo de cozinha em escolas do município, com objetivo de evitar o lançamento incorreto do produto na rede de esgoto.

Para o dia 23, estão previstas visitas ao sistema central de abastecimento de água de Tupã.

Projeto ReciclÓleo

O projeto ReciclÓleo de educação ambiental, conscientização, coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha usado, da Unesp, coordenado pelo professor Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, também desenvolverá diversas atividades e palestras em parcerias com a iniciativa privada e pública.

O Projeto ReciclÓleo realiza palestra de Educação Ambiental com crianças do ensino infantil, com apresentação dos impactos do óleo de fritura no meio ambiente (1 litro de óleo de fritura polui até 25 mil litros de água), com atividade didáticas e lúdicas, atividade de pintar e gibis da SABESP, música e vídeo animado do projeto.

Já nesta terça-feira, dia 21, pela manhã, haverá palestra no Colégio Objetivo. No período da tarde, palestra em empresas e à noite na AEATCOP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos do Centro-oeste Paulista) na CERT.

Na quarta-feira, dia 22, o projeto também estará presente na ação da Secretaria de Meio Ambiente e SABESP na Avenida Tamoios (em frente o Santander). Já à tarde haverá entrega de tambores coletores de óleo (aquisição realizada pelo Projeto RECICLOLEO junto a Pró-reitoria de graduação da UNESP e ENACTUS UNESP de Tupã). São tambores adequados para coleta e armazenamento de óleo em garrafa pet para todas as escolas municipais de Tupã, incluindo os distritos de Parnaso e Universo.

Também será assinado o Termo de Minuta de Cooperação entre o Projeto RECICLÓLEO/UNESP com a prefeitura.

Na quarta-feira, dia 22, no período noturno, a palestra será nas Faculdades FACCAT.

Já no dia 23, pela manhã, haverá troca do óleo de fritura usado por óleo novo. O óleo novo será doado para a Santa Casa de Tupã e o óleo velho encaminhado para industrialização de sabão ou biodiesel.