Agricultura - Quinta-feira, 23 de Março de 2023

Prefeitura vai adquirir equipamentos para implantar “Projeto Silagem”

Pequenos e médios produtores serão beneficiados com um investimento de R$ 500 mil

Os produtores de pequenas e médias propriedades rurais poderão contar em breve com o Projeto Silagem que será fomentado pela prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Agricultura.

O projeto consiste na aquisição de uma carreta para transbordo, forrageira, um trator de 115 cavalos, além de orientação e toda assistência técnica. Os equipamentos vão compor a Patrulha Rural.

“A implantação do projeto deve acontecer após a liberação de uma emenda de R$ 500 mil, viabilizada pelo deputado federal Jefferson Campos, atendendo a solicitação do vereador Eliézer de Carvalho (PSDB)”, revelou o secretário Anderson Luiz, durante visita de campo à Fazenda Massaru Katsuda, “Nelore MK”/Leilões Virtuais, mantenedora do Programa de Melhoramento Genético de Raças Zebuínas (PMGZ).

A propriedade fica localizada na estrada vicinal Tupã/Quatá e mantém mais de 600 cabeças de gado. Para suprir a escassez de pasto nesta época do ano desenvolve-se a silagem sobre o solo. Em tempo de seca, como no inverno, se evita o uso de grãos e outros suplementos que podem aumentar o custo de produção.

De acordo com o gerente do empreendimento, Roberto José dos Santos, a silagem no local é à base de milho e capim e o armazenamento iniciado no outono deverá ser consumido pelos animais a partir de maio.

EMBRAPA

Conforme a Embrapa — empresa voltada para a inovação, que foca na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira, o milho permite produzir três tipos de silagem: de planta inteira, da espiga e do grão úmido, mas a forma mais utilizada é a silagem de planta inteira, triturada em fragmentos e armazenada em local seco, livre da entrada de ar.

A silagem pode ser feita com qualquer planta forrageira, sendo as espécies de verão como o milho, sorgo, girassol, soja, capins em geral. O milho e o sorgo são os alimentos mais utilizados para produção de silagem devido à facilidade de cultivo e alta qualidade da silagem, que dispensa o uso de aditivos para fermentação.

A cultura do milho tem maior prevalência na bovinocultura leiteira, pois conta com sistema de produção já definido, produção adequada de matéria seca, alto valor energético e consumo voluntário elevado. Entretanto, o sorgo para silagem pode apresentar alto teor de matéria seca quando comparado ao milho, principalmente nas regiões de baixa fertilidade do solo e em locais com ocorrências de estresse hídrico, orienta a Embrapa.

PATRULHA RURAL

A Patrulha Rural da Prefeitura de Tupã, atende mensalmente dezenas de produtores rurais do município e é composta de gradão, grade niveladora, grade de arado, tombador, distribuidor de calcário, plantadeira de mandioca, subsolador, sulcador, pá carregadeira e retroescavadeira.

A Secretaria de Agricultura ainda disponibiliza para os produtores rurais toda assistência técnica com engenheiros agrônomo, ambiental, técnico agrícola, médico veterinário e advogado.

A administração constatou que há algum tempo os produtores rurais vinham solicitando da municipalidade essa assistência e apoio material para auxiliá-los na confecção da silagem. “Com o recurso conquistado através dessa parceria, por meio do pastor Eliézer e o deputado Jefferson Campos, vamos ampliar a Patrulha Rural, com a aquisição de um potente trator e implementos para estender a nossa atuação no campo em apoio aos produtores rurais”, garantiu o prefeito Caio Aoqui.