Educação, Cultura e Esportes - Quinta-feira, 23 de Março de 2023

Equipamentos culturais recebem trabalhos de conservação e restauração

Subsecretaria realiza ações em espaços estratégicos para o fomento do setor

A manutenção e recuperação dos principais equipamentos culturais do município são metas da Prefeitura de Tupã para a valorização do setor. Nos últimos meses, a Subsecretaria Municipal de Cultura intensificou os trabalhos no Solar Luiz de Souza Leão, Teatro Municipal José Antonio Parra Gomes, Museu Janis Erdbergs – Museu de Varpa, Espaço Cultural José Anselmo Filho - Zé Pretinho e Biblioteca Municipal.

As ações são estratégias adotadas para a conservação e fomento dos patrimônios históricos e culturais de Tupã. Além dos trabalhos de restauração, a Pasta trabalha para modernizar os espaços em busca de atrair a população e os turistas da região.

De acordo com o subsecretário de Cultura, Luís Carlos Sanches, a atenção com os equipamentos culturais é uma ordem do prefeito Caio Aoqui para o fomento do setor. "O prefeito apoia e pede que a gente dê sempre uma atenção especial a todos os equipamentos culturais. Temos dois funcionários que circulam os locais e sempre que aparece algo para ser consertado as providências são tomadas".

Antiga residência do fundador de Tupã, o Solar Luiz de Souza Leão foi fechado para visita pública durante o período crítico da pandemia de Covid-19, assim como os demais equipamentos culturais, e se tornou uma grande preocupação para a atual administração. O local é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo​ (Condephaat) sendo proibida a realização de reformas que alterem suas características originais.

O Solar voltou a receber visitas, sem a necessidade de agendamentos, a partir de 1º de dezembro de 2022. O subsecretário explica que, para sua reabertura, foram realizados reparos nos muros, paredes, encanamentos e calhas. Houve a necessidade da substituição de telhas, a retirada de uma árvore, além da dedetização, descupinização e pintura de todos os cômodos e da casa do caseiro, que recebeu adaptações de acessibilidade. Por fim, houve um paisagismo no túmulo do fundador Luiz de Souza Leão, enterrado no jardim do local.

A preservação da memória cultural e da história de Tupã também está presente no Museu Janis Erdbergs, localizado no distrito da Varpa. A Subsecretaria de Cultura realizou nos últimos meses restaurações no espaço para sua reabertura. Realizaram-se as podas e retiradas de árvores, substituição do encanamento, limpeza e dedetização para eliminar os enxames de abelhas, e a criação de um caminho pelo bosque do museu.

Outra ação de melhora e inovação ocorreu no Teatro Municipal José Antonio Parra Gomes, que recebeu uma troca da tubulação do esgoto. No local também estão sendo colocadas coxias, bambolinas, cadeiras numeradas, portas elétricas e um corrimão para maior segurança e acessibilidade do público. Para os artistas, os camarins receberão novos móveis, araras e espelhos. A novidade para este ano é que todos os ares-condicionados foram ligados e estão em funcionamento.

Também pensando na comodidade dos artistas, a Subsecretaria ampliou a sala de espera do Espaço Cultural José Anselmo Filho – Zé Pretinho, e instalou um ar-condicionado e um bebedouro com água gelada para oferecer melhores condições a quem for se apresentar no local.

Por fim, a Biblioteca Municipal, que será reinaugurada em breve, recebeu uma revisão da parte elétrica, conserto do forro e foi colocado gesso em várias partes do espaço. Ainda serão compradas prateleiras específicas, móveis e remodelada toda a iluminação interna. O subsecretário Luis Carlos afirma que "logo que reabrirmos, a biblioteca será um espaço onde a pessoa poderá vir tranquilo para ler o seu livro com calma, um espaço moderno, bonito e agradável para a nossa população".

Segundo o prefeito Caio Aoqui, a cultura contribui para a formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com os outros. Dessa forma, faz-se necessário o investimento no setor para o município oferecer oportunidades e espaços adequados para a população.

"A conservação e manutenção permanente dos equipamentos culturais é um trabalho nosso para oferecer aos artistas e a população locais agradáveis para o fomento do setor. Ao longo da administração, conseguimos realizar eventos culturais grandiosos e concluir obras importantes para fomentar e preservar a cultura”, finaliza o prefeito.