Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 03 de Abril de 2023

Profissionais da Educação participam de capacitação para manipulação de alimentos

120 funcionários receberam orientações de práticas adequadas de higiene e segurança

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, promoveu uma capacitação para aprimorar as práticas de manipulação de alimentos na rede municipal de ensino. A iniciativa teve como objetivo garantir a segurança alimentar no ambiente escolar, capacitando os funcionários envolvidos para desempenho das funções de forma eficiente e segura.

Realizado terça-feira (28), no auditório do Instituto Federal, o evento contou com a participação de aproximadamente 120 funcionários do sistema educacional. Esta ação foi organizada pela nutricionista da Rede Municipal, Marilisa Modelli, e desenvolvida pela nutricionista Ms. Aline Mirella Fernandes, que ministrou a formação.

Durante o evento, foram abordados diversos temas, como a responsabilidade do manipulador de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminação cruzada, higiene pessoal e ambiental, segurança do trabalho (uso de Equipamentos de Proteção Individual), boas práticas e conduta adequada durante os procedimentos operacionais, a importância do trabalho em equipe, dentre outros.

Além disso, dinâmicas de higienização das mãos foram propostas, a fim de elucidar e comprovar na prática a real situação de risco caso as técnicas apropriadas não sejam realizadas.

O Secretário da Educação, Professor Valdir Berti, parabenizou pela inciativa e ressaltou a importância da formação para a qualificação dos servidores municipais. Para ele, a excelência se conquista com muita dedicação e formação profissional. “Com essa capacitação, a Rede Municipal de Tupã demonstra seu compromisso com a segurança alimentar dos alunos e a busca constante pela excelência em suas atividades”, disse.