Governo - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Prefeitura entrega usina de captação de energia solar para o CIM

Recurso de R$ 50 mil, de emenda do vereador Brito, garantiu a instalação do sistema

Prefeitura entrega usina de captação de energia solar para o CIM

O prefeito Caio Aoqui e o vereador Antonio Brito entregaram ao CIM (Centro de Integração da Criança e Adolescente) uma usina de energia fotovoltaica adquirida a partir de uma emenda impositiva do parlamentar, que destinou R$ 50 mil para essa finalidade. Com o sistema, a energia elétrica será produzida a partir de luz solar, inclusive, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for à radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Mantido pelo Lions Clube de Tupã Curumim, a entidade atende em vários projetos que integra a Proteção Social Básica do município por meio da realização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SVCF), com 120 crianças e adolescentes de seis a quinze anos em período de contraturno escolar.

A presidente do CIM, Elisa do Carmo Lopes Sartori, reconhece a importância da parceria que mantém com a prefeitura e o empenho do parlamentar. “Em 2022, o Brito antecipou seu objetivo de possibilitar a instalação de placas fotovoltaicas para garantir o fornecimento de 100% da energia consumida pela entidade, e de fato, o projeto foi concluído”.

“Em 2021, fui procurado pela direção do CIM dizendo que tinha um projeto em mãos para implantar essa usina, mas que não tinha recursos financeiros. Empenhei minha palavra em 2022 de que destinaria uma emenda para permitir a implantação da usina, e estamos cumprindo esse compromisso. Também já assumi a responsabilidade de que a próxima emenda, no valor de R$ 30 mil, será para dotar a entidade de um poço artesiano”, declarou Brito.

O prefeito Caio Aoqui lembrou que o CIM é uma entidade que ao longo dos anos tem sido responsável pela formação de cidadãos de bem por meio do trabalho desenvolvido no local. “São cursos de qualificação profissional e de ações que possibilitam o encaminhamento de crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, tornando-as pessoas comprometidas com o futuro de Tupã. Também quero destacar a parceria com o vereador Brito. Ele tem preocupação com grandes causas, não só cobra e fiscaliza como parlamentar, mas aponta a direção da solução do problema com diálogo”, finalizou o prefeito.

O chefe do Executivo observou que a usina de captação de energia solar proporcionará economia na conta de energia do CIM. “É uma grande conquista e esse investimento ajudará o CIM ao longo dos anos”, disse.

O CIM funciona na Rua Arthur Fernandes, 550, na Vila Marajoara, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h30 às 17h. As crianças e adolescentes desenvolvem atividades artísticas, esportivas, culturais e recreativas, sem interrupções ou férias, e também recebem duas refeições por período: o almoço e o café.