Saúde - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023

Unidade de Hidratação vai funcionar no feriado prolongado; plantão será das 7h às 13h

Para controle da doença, Saúde realiza nebulização noturna com bioinseticida

A Unidade de Hidratação instalada na UBS da Vila Formosa atenderá neste feriado prolongado da Semana Santa, com expediente das 8h às 12h30, com fim do plantão às 13h, na Sexta-feira Santa (7), no Sábado de Aleluia (8) e no Domingo de Páscoa (9).

A Unidade passou a atender neste sistema em 1º de abril. O local montado para receber pacientes suspeitos e confirmados de dengue foi criado para reduzir a demanda na UPA de pessoas com sintomas da doença ou casos confirmados que demandam aplicação de soro endovenoso.

A UPA é a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade. A prioridade de atendimento do paciente é determinada pela gravidade do caso, e independe da ordem de chegada.

De segunda a sexta-feira, em caso de sintomas leves como mal-estar, dor no corpo, febre, dor atrás dos olhos, entre outras características clássicas da dengue, procure sua unidade de referência, das 7h às 17h; ou a UBS da Vila Formosa (avenida Tancredo Neves, s/n – atrás do ginásio da AMAE II), das 17h às 21h30.

Bioinseticida

A Secretaria Municipal de Saúde ataca o problema da dengue em várias frentes: prevenção, conscientização, controle, enfermagem, bem como, com aplicação de inseticida botânico para eliminar o mosquito Aedes aegypti.

Os últimos bairros que receberam a pulverização noturna do produto foram os Parques Ibirapuera, Aliança, Jardim Velline, Dom Bosco e Formosa. O inseticida é aplicado sem luz solar e por ser um inseticida botânico não é prejudicial à saúde humana. As equipes percorrem em média 40 quadras por dia, informou o assessor especial de Planejamento de Saúde, Marco Antônio de Barros — Marquinho da Dengue.

Desde o dia 13 de março, o bioinseticida foi aplicado no Tupã Mirim, Vila Marajoara, Parque Bela Vista, COHAB 3, Jardim Ideal, Parque Irajá, Alto Sumaré, Antônio Pereira Gaspar, São Francisco, Aritana, Apoena, Itaipu, COHAB Cris, Unesp 1 e 2, Nova Tupã, Jamil Dualibi, Papa João Paulo II e Jardim Guarani.