Desenvolvimento Social - Quarta-feira, 05 de Abril de 2023

Prefeitura e Sindicato Rural finalizam curso gratuito de Culinária

Capacitação foi dividida em módulos para desenvolvimento emocional e conhecimento prático

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Sindicato Rural e Senar, finalizou terça-feira (4) a edição do curso de Culinária, com o módulo de uso do amendoim em receitas. Ao final das aulas, duas das 14 mulheres da turma, manifestaram satisfação pelo resultado e conteúdo trabalhados.

Esta formação gratuita foi iniciada com orientações para fortalecimento emocional e mental. A iniciativa compõe o projeto “Vida Nova”, visando aumentar a autoconfiança para inserção pessoas vulneráveis no mercado de trabalho.

A concluinte, Geni Francisca do Nascimento Augusto, agradeceu a oportunidade oferecida e recomenda às pessoas a participação em futuras capacitações. “Entrei nesse curso por indicação do CRAS, conheci gente muito legal, teve psicólogas durante cinco dias, e foi muito bacana. Encontramos felicidade, amizade, carinho, aprendemos coisas que a gente leva para a vida”.

No dia 22 de março, as matriculadas conheceram alguns processos de aproveitamento integral dos alimentos. Com receitas que permitiam utilizar, por exemplo, a casca das bananas, talos de repolho e salsinha, evitando o desperdício. No dia 22, elas foram apresentadas às boas práticas caseiras para manipulação dos alimentos, como técnicas de higiene para segurança alimentar.

Para a também aluna, Maria de Fátima Gomes Sevilha, ao colocar em prática tudo que nos foi ensinado, elas poderão até mesmo comercializar produtos. Pois, mais do que entender a teoria, elas prepararam diversos pratos em grupo.

“Fiquei sabendo deste curso através das redes sociais, no site da prefeitura, e pelo Sindicato Rural e me inscrevi. Aprendemos todas as receitas feitas aqui, tanto doce, como salgada, derivadas do amendoim, bebidas, bolos, salpicão, pé-de-moleque. Que fazendo do jeito que a professora ensinou, com todos os cuidados e higiene, a gente pode estar até comercializando. Essas receitas só agregaram mais valor ao meu conhecimento. Eu só tenho a agradecer”.

Com suporte técnico do Sindicato Rural de Tupã, presidido por Márcio Vassoler, sob a coordenação de Márcia Rotoli, o curso fornece a base para preparações domésticas mais saudáveis ou para venda. “Quem se interessar pode procurar o Sindicato Rural e até mesmo a prefeitura, porque outros cursos virão aí. No próximo mês teremos panificação, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que oferece o espaço e a divulgação”, comentou a nutricionista e professora, Marta Regina Cardoso.