.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 07 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos da Iori aprendem brincadeiras tradicionais em evento com os pais

Atividade propôs resgate de memórias e estímulo à cultura do brincar entre as crianças


Alunos da Iori aprendem brincadeiras tradicionais em evento com os pais

Bola de gude, Carrinho de Rolimã, Amarelinha, Cinco Marias, e o costume de brincar com os amigos pela vizinhança, foram relembrados durante a primeira edição do “Rua do Lazer”, evento realizado pela EMEF Professor João Geraldo Iori, na quarta-feira (5).

 

Os pais ou responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental foram convidados a participar de uma tarde de diversão, a fim de resgatar vivências e transmitir as brincadeiras através das gerações. 

 

A ação planejada pelos professores de Educação Física e da oficina de Atividades Esportivas está prevista no material pedagógico das turmas do 2º ano, porém foi estendida às demais idades, a fim de engajar mais pessoas.

 

Para trazer brincadeiras como bambolê, peteca, bets, pé na lata, vai e vem, elástico, ioiô, entre outros, para o cotidiano das crianças, uma pesquisa foi respondida pelas famílias. Com base nas brincadeiras indicadas, as classes montaram brinquedos e aprender as regras para a dinâmica do dia.

 

Conforme a diretora da unidade, Sirleine Lovato, o objetivo é o resgate de jogos e brincadeiras tradicionais, com interação entre estudantes, seus familiares e a comunidade.  “A culminância é a rua. Sem dúvida um momento muito importante na construção e resgate de memórias afetivas que contribuem para a formação integral do aluno e na assimilação de valores”, declara.

 

Trazer de volta práticas corporais do jogar e do brincar valorizam a história da cultura infantil. Estimulam a aprendizagem, a socialização, a imaginação, e a coordenação motora. O secretário de Educação, Cultura, e Esportes, professor Valdir Berti, afirma ser indispensável propiciar espaços de lazer e ludicidade, pelo bem da saúde física, emocional e cognitiva nas diferentes fases do desenvolvimento.

 

“O jeito de brincar mudou muito ao longo dos anos, e na última década, nossas crianças estão cada vez mais conectadas ao mundo digital. Percebemos que elas estão perdendo o hábito de vivenciar as brincadeiras que são verdadeiros patrimônios culturais brasileiros. Parabenizo a direção, coordenação, e toda equipe pedagógica da EMEF João Geraldo Iori, por esse resgate do que é ser criança”, comentou.

711 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.