Educação - Quinta-feira, 13 de Abril de 2023

Atletismo de Tupã participa de três competições e volta com medalhas

Competidores se destacam em campeonatos nacionais e regionais

A equipe de atletismo do município de Tupã começou o mês de abril repleta de vitórias. A mais recente delas, o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, realizado de 7 a 9 de abri, na cidade de Cascavel (PR), contou com atletas de vários estados brasileiros.

Com 1.351 inscritos, sendo 852 competidores no masculino, Gustavo Felipe Rosa Bueno da Costa, cruzou a linha de chegada com 16min01s95, e levou a medalha de bronze nos 5 mil metros rasos. O velocista ainda ficou com o 6º lugar nos 3 mil metros rasos, com 9mim09s, sendo um dos destaques do dia.

Diana Rotoli, de 16 anos, enfrentou adversárias mais velhas, e saiu de lá com o 5° lugar no heptatlo. No Lançamento do Disco, Guilherme Barbosa arremessou a distância de 36,42 metros na fase de qualificação, terminando em 18º lugar.

Nos 800 metros rasos, Gustavo Pereira de Souza estabeleceu sua melhor marca com o tempo de 2 minutos. E com 10min46s na prova de 3 metros com obstáculos, ele ficou em 8° lugar.

O coordenador técnico da equipe, Luis Alves, agradeceu o suporte da Prefeitura de Tupã e disse que com uma rotina intensa de treinos, os atletas superam os próprios resultados. “Nossos atletas se classificaram entre os melhores do País em suas provas, fruto do trabalho árduo nos treinamentos diários e apoios que a equipe recebe”.

A delegação de Tupã foi composta ainda pelos técnicos José Pedro e Carlos Barbosa, e de Kleber Pacassa, o "Gaúcho".

Domingo de competições

No dia 2 de abril, na Copa Brasil Loterias Caixas de Provas Combinadas, em Bragança Paulista (SP), Gustavo Felipe Rosa ficou com o título dos 5 mil metros rasos, e com o 2º lugar nos 3 mil metros com obstáculos. Já Gustavo Pereira conquistou o 2º lugar nos 1.500 metros rasos, e o 4º, nos 3 mil metros com obstáculos.

Nas provas do feminino, Diana Rotoli Reis foi vice-campeã no heptatlo. Ela se superou mais uma vez, fazendo suas melhores marcas neste conjunto de sete provas.

O subsecretário de Esportes, Matheus Mendes, parabenizou a equipe de Atletismo Aitec/ Tupã pelos resultados e destaca a importância da modalidade. “O atletismo é uma atividade geralmente associada a valores como competição, trabalho em equipe, dedicação e superação de desafios individuais. É uma modalidade única, porque desafia limites físicos e mentais, exigindo grande força, velocidade, resistência e técnica. Isso torna as conquistas dos atletas no esporte ainda mais impressionantes e inspiradoras”.

Em Marília (SP), também no domingo, 2 de abril, Jane de Souza, liderou a prova de 7 km do começo ao fim, e trouxe o título feminino da 33ª edição da Prova Pedestre Dermânio da Silva Lima. Outro representante de Tupã, Edson Birochi, ficou na 4ª colocação.

Resultados

Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 (Cascavel-PR)

Gustavo Felipe Rosa Bueno da Costa

5000 metros