Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 17 de Abril de 2023

Entidades realizam festival para início da Campanha Imposto Solidário

Projetos apresentados incentivam destinação do IR aos fundos socioassistenciais

Dança, música, artes visuais, esporte, acolhimento, e tantos outros serviços oferecidos às crianças, adolescentes e idosos de Tupã foram apresentados na noite de sexta-feira (14), no 1º Festival do CMDCA e do CMDI, realizado no Teatro Municipal José Antonio Parra Games, pelas entidades credenciadas.

Este resumo do trabalho desenvolvido pelas instituições marca o início da Campanha Imposto Solidário, para destinar ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) uma parcela do Imposto de Renda devido. O intuito do festival, idealizado pelo diretor da Casa do Garoto, Wagner Luques, era aproximar as pessoas beneficiadas de quem financia os projetos.

“Até 31 de maio, ao realizar a declaração anual, você pode doar parte do que seria pago à Receita Federal para ações de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças, dos adolescentes e das pessoas idosas. Não deixe de destinar. O que hoje é apenas Imposto, amanhã será oportunidade”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim.

Pessoas físicas podem reverter até 3% do IR, e pessoas jurídicas 1%. O prefeito Caio Aoqui pede que os munícipes informem este desejo aos contadores ou optem pelo formulário completo. “Ano passado foram R$ 600 mil recolhidos. Esse recurso ficou em Tupã e a gente pôde ver projetos fantásticos que mudam a realidade das pessoas. Este ano, o valor tem chance de dobrar, pois quem puder antecipar o recolhimento de 2024, chega a destinar até 6%”, informa o prefeito.

Conforme a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tupã), Maria Regina de Oliveira e Silva Alves, os recursos aplicados conforme as demandas e prioridades locais ajudam a valorizar as entidades e permitem que o doador veja os resultados na prática.

“Destinar até 3% do imposto no ato da declaração é uma das formas de contribuir para o fundo sem nenhuma perda financeira. É uma situação em que todos ganham. Ganha a sociedade, que vê em seus impostos retornarem diretamente para a sua comunidade, e ganham as crianças e adolescentes, que recebem um atendimento mais qualificado da rede de proteção”, afirma.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Jaqueline Vieira, falou da importância dessa arrecadação. “A gente articulou, e organizou todo Fundo para receber, a fim de conseguir repassar para as entidades. Esse valor possibilita manter esses projetos e ampliá-los cada vez mais”.

A noite de espetáculos teve a participação do (a): CIM - Centro de Integração da Criança e Adolescente, APAE, Acert, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação de Assistência Social "Joana D'Arc" - Casa do Garoto, Clube Recreativo Alto Sumaré, GAV - Grupo de Amigos e Voluntários, Casa dos Velhos, Associação Bethel, Lar Santo Antônio, Fundação Mirim, Recanto Vicentino e Aitec.