Acessibilidade

Fonte Normal
Alto Contraste
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
Acesso à informação

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação - Quarta-feira, 19 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos da EMEF João Geraldo Iori recebem recado da NASA em apoio aos estudos

Turma usa site desenvolvido pela agência estadunidense em preparação para Olimpíada de Astronomia

Estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Geraldo Iori, que utilizam uma ferramenta desenvolvida pela NASA para visualizar o Sistema Solar, receberam na última semana mensagens de membros da agência espacial norte-americana parabenizando e incentivando o estudo deles.

O software NASA's Eyes foi adotado nas aulas como um recurso pedagógico de preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), investindo na tecnologia como metodologia didática, a fim de cativar para o estudo dessa ciência.

Segundo o professor da oficina de Informática Educativa, André Luis Boyago, a escola de Tupã recebeu dois e-mails de profissionais do Laboratório de Propulsão a Jato, que atuam no centro tecnológico de pesquisa responsável pelo manuseio de sondas espaciais não tripuladas e administradores do NASA's Eyes.

“Escrevi para eles contando como tem sido essa experiência de estudos para a OBA e da apresentação do sistema para a turma num vídeo gravado durante as aulas. Para a minha surpresa, dois membros da NASA responderam, dizendo-se emocionados e satisfeitos pela ferramenta estar sendo utilizada pelos alunos tupãenses. Além de uma mensagem de incentivo e apoio ao potencial das crianças, de que elas podem trabalhar até mesmo na NASA, como aconteceu com alguns brasileiros citados na mensagem”, relata o professor.

Um dos e-mails foi assinado por Stephen, e dizia ser muito encorajador ver o trabalho deles apreciado dessa maneira tão direta e tocante. “Estou tão feliz que os alunos do João Geraldo Iori estão se divertindo com o site e aprendendo muito também. Aquele vídeo que você mandou dos alunos se divertindo trouxe um grande sorriso para meu rosto e é encorajador para nós. São e-mails exatamente assim que nos mantém inspirados para criarmos novos aplicativos”.

Jason Craig, que trabalha como Visualization Producer (Produtor de Visualização, em tradução livre), e disse que a EMEF prof. João Geraldo Iori empregou o site exatamente como a equipe deles gostaria que ele fosse usado, permitindo que pessoas descubram a Via-Láctea. “Por favor, também diga aos alunos que a NASA precisa de cientistas, engenheiros e programadores e que eles podem fazer qualquer coisa que eles quiserem se eles se esforçarem para seguir sua paixão”.

O recurso NASA's Eyes tem acesso público gratuito, e condiz com o desejo da coordenação da escola de aliar teoria e prática na elaboração das aulas para a OBA, prevista para maio.  Conforme a diretora Sirleine Lovato, trabalhar o conteúdo de forma interativa torna a aprendizagem mais significativa. “Com a possibilidade de navegação pelo Sistema Solar, a gente percebeu que durante as atividades, cada dia que passa as crianças estão mais interessadas, e entusiasmadas. A proposta da escola de trazer a NASA para as crianças mostra para elas um futuro maior do que a comunidade delas. São novas possibilidades, abre portas e gera conhecimento”.

Por meio do sistema digital, a turma conseguiu observar em tempo real planetas, asteroides, cometas e luas, com imagens simuladas em 3D a partir do que é capturado por satélites. O secretário de Educação, Cultura, e Esportes, professor Valdir Berti, diz que a atividade resulta da implantação da Escola de Tempo Integral, propiciando espaço para extrapolar o currículo escolar para além do material didático.

“Para nós da Educação é muito gratificante. Porque você planta uma semente de sonho e as crianças passam a acreditar que isso é possível. Uma vez que nosso projeto de vida tem o tamanho daquilo que a gente semeia”, o secretário parabenizou os educadores envolvidos pelo comprometimento com o ensino, e agradeceu ao prefeito Caio Aoqui pelos constantes investimentos no segmento.

742 Visualizações