.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Agricultura - Quinta-feira, 20 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã iniciou o melhoramento genético em rebanho da agricultura familiar

Parceria envolve a Prefeitura de Tupã e o programa “Mais Pecuária Brasil” do governo federal


A Secretaria Municipal de Agricultura deu início, nesta terça-feira (18), ao programa “Mais Pecuária Brasil”, que visa promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

 

A Prefeitura aderiu ao programa, por meio da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). 

 

A adesão foi assinada junto ao governo federal, pelo prefeito Caio Aoqui e o secretário de Agricultura, Anderson Luiz. Até 2024, dezenas de produtores de leite serão atendidos, com a meta de inseminar até o final do programa 600 matrizes de bovinos de leite. A inseminação em Tupã vai acontecer no dia 27 de abril.

 

Nesta primeira fase, oito propriedades rurais estão sendo contempladas. A Prefeitura indica as famílias beneficiadas e as raças de animais com maior potencial de adaptação e rendimento.

 

O programa fornece um técnico da Conafer para visitas técnicas e realização dos trabalhos, além de viabilizar de visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.

 

“A tecnologia controla quando as vacas vão entrar no cio, o que reduz a possibilidade de erro durante a inseminação”, esclareceu o Secretário de Agricultura, Anderson Luiz.

 

Os pecuaristas interessados em participar do programa podem ir à Secretaria de Agricultura, localizada à Rua Adamantina, 60, Jardim Paulista. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para tirar dúvidas, o telefone de contato é o 3441-1310.

 

O PROGRAMA

 

A Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) lançaram o Programa Mais Pecuária Brasil, que faz a doação de doses de sêmens produzidos pela multinacional – Alta Genetics, com sede em Minas Gerais.

 

O objetivo desta iniciativa é o melhoramento genético por meio da tecnologia de inseminação artificial para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares, visando o crescimento socioeconômico, impulsionando o mercado agropecuarista, e a implementação de novas políticas públicas na região.

 

“O programa Mais Pecuária Brasil vai ao encontro das necessidades de pequenos produtores de leite do nosso município, sobretudo, da agricultura familiar. É preciso investir não só para a manutenção dessas famílias no campo, mas também para fortalecer a economia do município, que já foi uma grande bacia leiteira”, observou o prefeito Caio Aoqui.  

964 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.