Educação - Quinta-feira, 20 de Abril de 2023

Estudantes da cidade de Assis visitam três museus de Tupã

70 alunos conheceram os acervos históricos da Varpa, do Solar e do índia Vanuíre

Estudantes da cidade de Assis visitam três museus de Tupã

A fim de estudar sobre o processo de migração e de colonização do Brasil, as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola Sesi de Assis (SP) visitaram três museus de Tupã na quinta-feira (20). Cerca de 70 estudantes participaram do passeio, e aprenderam um pouco sobre a origem do município de Tupã e do distrito de Varpa.

A primeira parada deles foi no Museu Histórico "Janis Erdbergs”. A apresentação do acervo foi guiada pela atendente, Amanda Jurevitz, que contou a trajetória das pessoas que deixaram a Letônia e formaram a Varpa em 1922, assim como da transformação da casa de um dos pioneiros daquela comunidade em um espaço museológico.

“Eles estão conhecendo cada objeto que temos aqui, inclusive o quarto do fundador, aberto recentemente, para apreciarem uma parte da história da vinda dos letos pra cá motivados pela fé”, declara Jurevitz. Ao longo da visita orientada, os jovens fizeram perguntas e fotografaram os itens expostos.

Para que o percurso histórico-cultural planejado resultasse numa maior aprendizagem, a turma preparou pautas de observação, visando o registro das informações. “Pesquisamos na internet os locais que poderíamos conhecer pra explorarmos bem o lugar, descobrir objetos, e a história dos colonizadores. Então, todos os alunos têm uma pauta de observação a ser respondida, e assim que a gente retornar para Assis faremos uma roda de conversa para trocar experiências”, explicou a professora de História, Suzana Barbosa Ribeiro Bernardo.

A atividade de descoberta do patrimônio museográfico de Tupã continuou no Solar Luiz de Souza Leão. Conforme o estudante, Rafael dos Santos Pereira, “é muito interessante saber como as coisas foram criadas. Eu nunca imaginaria que uma casa poderia se tornar um museu. Isso é bem legal e importante”.

Além de aproveitarem a área de bosque do Solar para um piquenique, os jovens puderam explorar os 14 cômodos da antiga morada do fundador do município, que hoje proporciona uma verdadeira viagem no tempo por meio de sua vasta coleção de artefatos, documentos, dos móveis à mostra, e até mesmo pela arquitetura preservada.

Por fim, o grupo ainda participou da programação especial de celebração dos Povos Indígenas, oferecida pelo Museu Índia Vanuíre.

O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, destacou a alegria em receber esta excursão e convidou outras instituições da cidade e da região a vivenciarem esta verdadeira imersão pelo passado do município. “Você pode agendar visitas pelo telefone (14) 3491-5013, ou pessoalmente no Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes. O Solar atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o Museu da Varpa funciona de quinta a domingo, das 8h às 17h. É uma experiência muito rica, e após a pandemia tem que ser ampliada e incentivada”.

Serviço:

Museu Histórico de Varpa “Janis Erdbergs”

Travessa 1, s/n – distrito de Varpa, Tupã (SP)

Solar Luiz de Souza Leão

R. Caingangs, 600 - Tupã (SP)

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire

R. Coroados, 521 - Tupã (SP)