Agricultura - Terça-feira, 02 de Maio de 2023

Rebanho começa a receber inseminação artificial

Nesta primeira etapa, oito propriedades estão sendo beneficiadas

O programa “Mais Pecuária Brasil” iniciou na quinta-feira, dia 27, a inseminação artificial em rebanhos leiteiros e de corte de oito propriedades rurais de Tupã. A inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é realizada numa parceria entre a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria de Agricultura, a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) e a UNESP, que desenvolve um programa para melhorar a produção leiteira na região.

Até 2024, dezenas de produtores de leite serão atendidos, cuja, a meta é inseminar até o final do programa 600 matrizes de bovinos de leite. As famílias beneficiadas são escolhidas por critérios do programa, sendo indicadas pela prefeitura, bem como, as raças de animais com maior potencial de adaptação e rendimento. Já o CONAFER fornece um técnico para realizar visitas técnicas, treinamentos, seminários e eventos relacionados ao projeto.

Neste primeiro ciclo do “Mais Pecuária Brasil”, os seguintes empreendedores familiares rurais contemplados são: Benedito Machado Neto — Chácara Santa Clara, Élcio Ferreira de Souza — Chácara Três irmãos, Márcia Elaine Rotoli Andrade — Estância Santa Monica, Cenira Pereira de Souza — Estância Vitória, Vitor Rotoli Mateus — Estância São Mateus, Weliton Reis de Resende (Universo) — Estância Paraíso, Adilson Carlos de Lemes — Sítio São José e Romildo Martins da Silva — Sítio Progresso.

O prefeito Caio Aoqui, o secretário de Agricultura, Anderson Luiz e o vereador Pastor Eliézer de Carvalho prestigiaram o início dos trabalhos, que envolve tecnologia desde o controle de quando as vacas vão entrar no cio, reduzindo a possibilidade de erro durante a inseminação.

A CONAFER faz a doação de doses de sêmens produzidos pela multinacional – Alta Genétics, com sede em Minas Gerais que possibilita o melhoramento genético para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos, visando o crescimento socioeconômico, impulsionando o mercado agropecuarista com novas políticas públicas na região.

“O município, que já foi um grande produtor de leite, não pode perder de vista esse potencial. É isso que nós estamos fazendo, dando condições para que os produtores tenham como melhorar a sua produção, através de uma tecnologia de ponta e, por consequência, melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres que ainda se mantém na atividade. Tupã larga na frente pela iniciativa do pastor Eliézer, do Anderson e da efetivação desse programa, em parceria com a CONAFER e a UNESP. É nessa junção de esforços e de conhecimento que damos um passo decisivo para impulsionar os interesses da agricultura familiar e da economia do município”, afirmou o prefeito Caio Aoqui.

Os pecuaristas interessados em participar do programa podem ir à Secretaria de Agricultura, localizada à Rua Adamantina, 60, Jardim Paulista. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para tirar dúvidas, o telefone de contato é o 3441-1310.

PROGRAMA KAMBY

Como parceira do programa “Mais Pecuária Brasil” fomentado em Tupã, a UNESP, também prestigiou o ciclo de inseminação artificial iniciado nesta semana, através de seus professores e doutores que atuam no programa Kamby, iniciado em 2015, com objetivo de melhorar a produção leiteira na região de Tupã, por meio da difusão do conhecimento e troca de experiências entre o seu público-alvo.

O programa é coordenado pela Professora Dra. Priscilla Ayleen Bustos Mac-Lean, do curso de Engenharia de Biossistemas e pelo Prof. Dr. Eduardo Guilherme Satolo, do curso de Administração, ambos docentes do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD).

As ações a serem promovidas para os próximos anos (2023-2026) pelo programa de extensão contemplam a continuidade do mapeamento de produtores de leite da região da Alta Paulista. Todas estas atividades estarão alinhadas às dificuldades técnicas, de gestão, de conhecimentos básicos de manejo e sanitários, assim como do consumo de leite, as quais foram previamente levantadas e conciliadas ao programa de extensão pelos projetos de pesquisa da Unidade, junto ao Grupo de Pesquisa Kamby, credenciado no CNPq em 2020.

O programa Kamby se torna relevante, pois, é um meio de levar conhecimento a produtores rurais, técnicos, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, de cursos técnicos, de ensino fundamental e de idosos.