Desenvolvimento Social - Terça-feira, 16 de Maio de 2023

Tupã traz espetáculo de mágica para mobilizar população no Faça Bonito

Campanha deste ano será voltada à prevenção de abuso e exploração sexual na internet

A Prefeitura de Tupã inicia neste mês mais um Faça Bonito: Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Para chamar a atenção da comunidade, o município trará um espetáculo de mágica, que aborda o tema de forma lúdica e informativa.

“Precisamos alertar a comunidade e pensar o assunto nas mais variadas formas. Por isso, convidamos o mágico Mauro Dias, que realiza um show de ilusionismo bastante informativo e interativo. Algo que prende o olhar de pessoas de todas as idades”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim.

O mágico estará dia 18 de maio, primeira noite da 38ª Feira da Solidariedade, na Praça da Bandeira, a partir das 19h30. O espetáculo gratuito visa orientar e sensibilizar a população, falando sobre direitos, prevenção e ensinando a pedir ajuda, numa linguagem simples e dinâmica.

Todo 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o país lembra o crime brutal cometido no Espírito Santo contra Araceli Crespo, estuprada e assassinada aos 8 anos, em 1973. A menina foi sequestrada quando voltava da escola e, 50 anos após a morte dela, o caso continua impune.

TEMA DE 2023

Em Tupã, a Campanha Faça Bonito trabalhou no último ano a prevenção de crimes sexuais contra a infância e a juventude por meio da capacitação de profissionais da saúde, educação e do serviço socioassistencial. Mas, em 2023, o objetivo da administração pública é alertar as famílias e a comunidade para os perigos do ambiente virtual.

Segundo estatísticas do governo federal, em 73% dos casos, a violência sexual ocorre na casa da própria vítima. E conforme relatório da SaferNet Brasil (associação civil sem fins lucrativos e econômicos, responsável pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos), cerca de 110 mil relatos de abuso sexual infantil em meio digital foram feitos em 2022.

A presidente do Conselho Tutelar, Aline Parmezan, ressalta que órgão identificou uma maior vulnerabilidade dos menores de idade no uso das redes sociais. “Muitas vezes, os abusadores molestam crianças e adolescentes por meio das telas. Nós, do Conselho Tutelar, estamos à disposição para orientar pais e mães a como monitorar o uso da internet. Veja o que seu filho está fazendo online, com quem ele está conversando, o tipo de fotos, e vídeos que eles têm acesso, porque o perigo está em todo lugar”.

EVENTO DE ABERTURA

A agenda de atividades da Campanha Faça Bonito 2023 começou num evento realizado sábado (13), na EMEF Professor João Geraldo Iori, com apresentações artísticas relacionadas ao tema. A tarde de festa foi organizada pelo Conselho Tutelar, e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Uma fanfarra composta por alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da unidade sede, apresentou para o público a música “Ninguém mexe comigo”. Na sequência, a turminha do pré-II da Emeief Governador Mário Covas cantou “Nisso e naquilo”, utilizando o recurso do fantoche para ilustrar que algumas partes do corpo devem ser protegidas e que a vítima deve contar para um adulto de confiança, caso alguma violência aconteça.

Já a classe do 5º ano C, da Emeief professor Thiago Leandro, trouxe uma apresentação de dança de “O Toque do Não”. Por fim, o 4º ano D da Emeief Governador Mário Covas encenou a peça “O segredo da Tartanina”, baseada no livro homônimo.

“Destaco que cada uma dessas apresentações de dança, música ou teatro, resulta da implantação da escola de tempo integral. Aposta feita pelo prefeito Caio Aoqui, que praticamente dobrou o orçamento e os investimentos na área. Isso, definitivamente, contribui na retirada das crianças da vulnerabilidade, colocando-as sob os cuidados da educação. Estamos vendo os frutos daquilo que acreditamos para o futuro”.

Além da participação dos alunos e professores da Rede Municipal, as cantoras Thais Fonseca e Nayara Andriani, que também é coordenadora do CRAS III, interpretaram “Carinho de Verdade”, hino da campanha em Tupã.

A festa ofertou ainda um show de mágica com Mauro Dias, brinquedos infláveis para as crianças, e a venda de doces e salgados.