Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 17 de Maio de 2023

Iniciada reforma e adequação da Unidade Saúde da Família do Jardim Aritana

Investimento de R$ 500 mil visa melhorar o atendimento à população

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã iniciou as obras de reforma e adequação da USF – Unidade Saúde da Família - Setor A, localizada na Rua Gilberto Muccio Mazzei, Jardim Aritana. Por causa das obras, o atendimento da população está sendo feito em prédio readequado na Rua Clóvis de Oliveira, 151, Jardim Itaipú.

A empreiteira Construtora Plaw Engenharia é a responsável pela reforma numa área construída de 334,62 m2 ao custo de R$ 500 mil. Os recursos, provenientes do governo federal, foram viabilizados pelo deputado federal Orlando Silva, por intermédio da vereadora Professora Cris Vicente.

“O objetivo da ampla reforma é deixar a construção adequada principalmente nos setores de atendimento direto ao público, desde a recepção – área de espera, deixando-a mais arejada com a duplicação do espaço, passando pelas partes internas como consultórios e sanitários”, explicou o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi.

O prédio será totalmente remodelado na recepção, nos cinco consultórios médicos, dentário, salas de inalação, vacinação, curativo, enfermagem, lactários, fraldário, sala dos agentes comunitários, setor administrativo, entre outros.

“Não basta ter equipes de trabalho sem condições de prestar serviços com qualidade para a população. Na área da saúde tudo isso é fundamental para minimizar as necessidades de quem busca por um atendimento médico, por conta de uma enfermidade. Essa tem sido a nossa preocupação e, por isso, estamos investindo pesado em reformas, adequações e construção de unidades de saúde no município”, destacou o prefeito Caio Aoqui.

Além da reforma da USF-A do Jardim Aritana, a USF, localizada na Rua Ernesto Coquemala, Alto Sumaré também recebeu melhorias. “A USF – Setor B - Mirian Rosely Benito Pimentel – “Miroca”, na Rua Generoso Kuguimoto, Conjunto Habitacional “Antônio Pereira Gaspar”, foi ampliada e dobrou sua estrutura. Ainda em 2019, o prefeito Caio Aoqui inaugurou o Centro de Saúde “Dr. Walter Pimentel”, em novas e amplas instalações na Av. Tapuias esquina com Cherentes”, relembrou a diretora de Departamento de Atenção Básica de Saúde, Simone Veronez Bauer.

Em 2022, a Prefeitura também entregou a reforma do USF Alto Sumaré, fica na rua Ernesto Coquemala.

Novas unidades

E é dentro desse propósito que a Prefeitura já contratou empresa para construir o novo prédio da UBS – Unidade Básica de Saúde “Dr. Francisco Spadaro Júnior”, na Rua Um, Parque Scandiuzzi. A obra está orçada em R$ 2,1 milhões.

Antes o atendimento à população era feito na unidade instalada na Praça dos “500 Anos” – interditada sob risco de desmoronar, mesmo antes de a cratera se formar no local. Atualmente, a UBS atende provisoriamente na Rua Tupinambás, 10-A. Outra Unidade Saúde da Família que deverá receber atenção idêntica é a da Rua Lucélia, na Vila Independência, quando um novo prédio deverá ser construído.