Saúde - Terça-feira, 23 de Maio de 2023

Boletim Dengue - 22/05/2023

A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente

Boletim Dengue - 22/05/2023

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, na semana que abrange de 15 a 21 de maio, foram confirmados 209 casos de dengue. Do início do ano até esta segunda-feira (22), foram notificados 3.620 casos suspeitos, sendo 2.366 positivos. Atualmente, Tupã tem 8 óbitos suspeitos de dengue sob investigação aguardando resultados do Instituto Adolpho Lutz.

Nesta semana, a nebulização espacial de inseticida botânico continua os trabalhos na região central, das 17h30 às 22h. A população também pode contribuir no combate ao mosquito, realizando uma limpeza semanal de 10 minutos em seus imóveis, eliminando água parada; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas.

A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta acima de 38,5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.