Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 30 de Maio de 2023

Centro de Educação Integrada está com 15% do projeto concluído

Complexo atenderá ensino integral das escolas N. Sra. de Fátima e Odinir Magnani

Três dos sete blocos do futuro Centro de Educação Integrada já estão em fase de cobertura. A obra total ocupará área de pouco mais de 3 mil metros quadrados, com salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório, espaço de informática, setor administrativo, cozinha, refeitório, pátio coberto, sala do grêmio, sanitário e quadra de esportes. O complexo educacional receberá os estudantes da EMEIEF Nossa Senhora de Fátima e EMEF Prof. Odinir Magnani, na modalidade de Tempo Integral.

“Quando a gente assumiu a administração, tínhamos apenas um piloto do Programa Ensino Integral (PEI) na EMEF João Geraldo Iori. Mas, trabalhamos muito para conseguir formar núcleos educacionais, que comportassem o desenvolvimento dos complementos curriculares. Começando prioritariamente pela zona leste, região com maior índice de vulnerabilidade social. Porém, precisamos de estrutura e de espaço para contemplar as demais escolas”, comentou o prefeito Caio Aoqui, em visita às obras na Vila Abarca.

Na atual gestão municipal, o sistema de formação de estudantes em dois turnos foi implantado na EMEIEF prof. Thiago Alves da Silva Leandro, na EMEIEF Governador Mário Covas, e na EMEI José Maris, beneficiando aproximadamente 2.200 crianças. Ao passar o período da manhã e da tarde na escola, as crianças têm acesso a atividades que podem potencializar as aptidões intelectuais, físicas, socioemocionais e culturais delas, além de receberem três refeições diariamente fornecidas pela Cozinha Piloto.

O secretário adjunto de Planejamento e Infraestrutura, Eduardo Makoto Labegalini Gushiken, estima cumprimento de cerca de 15% do projeto. “A gente começa com a parte de demarcação topográfica, terraplenagem a partir de fundação, estrutura, fechamento, cobertura. Depois, a parte de acabamentos. Estamos com aproximadamente 15% de evolução. Atualmente em andamento as etapas de estrutura de concreto armado, fechamento de alvenaria e cobertura”.

O projeto recebeu ajuda inicial de R$ 1 milhão, por meio do deputado estadual Reinaldo Alguz, com orçamento previsto em outros R$ 5 milhões. A articulação do recurso foi feita pelo vereador Eduardo Sanchez – Du do ServFesta. “Quando o prefeito mostrou o projeto para mim e para o deputado Reinaldo Alguz, ele prontamente se dispôs a destinar a verba para começar o Centro de Educação Integrada. A gente sabe que a obra vai custar R$ 6 milhões, e que a prefeitura custeará o pagamento desse restante. Como vereador, fico feliz por visitar a obra e constatar o bom andamento”, concluiu.