.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Quinta-feira, 01 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde promove Dia D vacinação contra gripe e Covid neste sábado

Desinteresse da população preocupa as autoridades


Saúde promove Dia D vacinação contra gripe e Covid neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar no sábado (3), o Dia “D” Vacinação contra as gripes e a Covid-19, das 8h às 17h, nas unidades de Saúde do Alto Sumaré e no Centro de Saúde “Dr. Walter Pimentel”, na Avenida Tapuias.

 

Podem se vacinar contra a gripe pessoas a partir dos 6 meses de idade. Já a bivalente contra Covid-19, a partir dos 18 anos de idade. Também serão aplicadas vacinas monovalentes contra a Covid, sendo que para pessoas acima de 18 anos estão disponíveis até a 4ª dose; para pessoas acima de 5 anos estão disponíveis até a 3ª dose e para crianças acima de 6 meses, até a 2ª dose. 

 

A campanha foi iniciada no dia 10 de abril e o primeiro dia específico de vacinação foi realizado no dia 15, mas a imunização não teve o sucesso esperado no transcorrer da campanha.

 

Os baixos índices pela procura das vacinas disponíveis nas unidades de saúde têm deixado as autoridades da Vigilância Epidemiológica preocupadas, porém, é preciso insistir, sensibilizar e oportunizar para o público alvo ser alcançado.

 

O fato de ter zerado o número de mortes pelo coronavírus e a eficiência da vacinação contra a Influenza, a partir de 2016, quando o município registrou várias mortes por gripe H1N1, deixou o tupãense convicto de que não há mais perigo. Ledo engano.

 

Assim, a SARS COV-2 – Variante Ômicron e as variantes de gripes – H1N1, H3N2 e Influenza B, ainda significam risco à saúde para todas as faixas-etárias. Somente a cobertura vacinal completa pode reduzir o perigo de morte.

 

Em 2016, depois de pelo menos quatro mortes causadas pela Influenza, houve grande desespero em busca da vacina. Filas gigantescas, brigas em portas de clínicas particulares e até a Justiça concedeu uma liminar obrigando o Estado a fornecer doses da vacina para todas as pessoas da cidade. 

 

A gripe em números

 

Depois de 51 dias do início da campanha de vacinação contra as gripes apenas 38% do público alvo foi imunizado. Um terço (10.331 ou 30,80%) das 32.801 pessoas que deveriam receber o imunizante, antes do início do inverno. Por isso, a campanha agora está aberta ao público em geral, a partir de 18 anos.

 

A influenza é uma doença respiratória que pode levar a complicações graves e até mesmo ao óbito, especialmente em pessoas dos grupos de risco.

 

Dentro desse contexto estão crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, educação e segurança, idosos, pacientes com comorbidades, caminhoneiros e pessoas com deficiência.

 

“O país inteiro observa essa baixa procura pelas vacinas”, explicou a enfermeira chefe do Setor da Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri. A Secretaria de Saúde solicita que a população leve o CPF e a caderneta de vacinação.

 

A Covid em números

 

Assim como em 2016, somente após quatro mortes a população procurou se imunizar contra a Influenza, o fato voltou se repetir com a pandemia de Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, assim que as vacinas foram viabilizadas, a procura foi enorme: 88,80% da população receberam a primeira e segunda doses.

 

O primeiro reforço com a aplicação da terceira dose atingiu 66,47% e a quarta dose apenas 26,58%. Já a cobertura da bivalente é de somente 9,12%. Para facilitar o entendimento, as duas primeiras doses tinham como público alvo pessoas a partir de 6 anos. A terceira dose a partir dos 12 anos e, a quarta dose, os adultos a partir dos 18 anos. Já a bivalente é para maiores de 18 anos e as pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos. 

 

576 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.