.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Meio Ambiente - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Mais de mil alunos participam de palestra na Semana do Meio Ambiente

Atividade apresentou questões fundamentais sobre gestão ambiental responsável


No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Tupã realizou um ciclo de palestras para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação. 1.126 crianças de seis escolas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sustentabilidade.

 

Para apresentar aos estudantes as diretrizes empregadas em Tupã para proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos naturais, a Secretaria de Meio Ambiente levou dois engenheiros ambientais até as escolas, a fim de conversar de forma didática e bastante informativa.

 

“A educação ambiental é importante porque as crianças absorvem esse conteúdo mais facilmente e levam o que aprendem para a vida delas, chegando a corrigir os pais, seja evitando o desperdício de água, ou no descarte correto do lixo, até mesmo em relação à arborização”, declara o engenheiro ambiental da Pasta, Guilherme Destro.

 

As palestras oferecidas integram a Semana do Meio Ambiente, e possibilitam ampliar o conteúdo trabalhado pela escola na área de Ciências da Natureza, cujo foco é fomentar na infância a competência de compreensão e interpretação do mundo, além da capacidade de transformá-lo.

 

Conforme a coordenadora pedagógica do ensino fundamental da EMEIEF Thiago Alves da Silva Leandro, Pamela Adami Bonetti, é muito importante trazer especialistas para tirar dúvidas e oferecer conhecimento para as turmas. “Esse projeto permitiu o contato com dois engenheiros ambientais, algo essencial para formação deles. Como a partir do quinto ano as crianças deixam a rede municipal, a gente procura fazer o máximo pelo desenvolvimento do potencial delas, tornando-as protagonistas da própria aprendizagem”. 

 

Partindo da pergunta “Como é gerido o meio ambiente em nosso município?”, dois profissionais da empresa GLOBAL Projetos, contratada pela prefeitura, abordaram temas como conservação da água, tratamento de esgoto, uso do solo, queimadas, qualidade do ar, coleta seletiva, tópicos elementares para a educação ambiental.

 

“A gente trabalha as principais diretrizes para execução do programa Município VerdeAzul, uma plataforma de gestão ambiental do Governo do Estado de São Paulo”, explica Luiz Fernando Dall`Acqua Rosa, engenheiro ambiental da GLOBAL Projetos e Meio Ambiente. 

 

O também engenheiro ambiental e palestrante, Renan Pereira Zambianqui, afirma ser uma ação de conscientização, abordando conceitos técnicos informalmente e simplificado. “Questões complexas, como a destinação de resíduos sólidos, legislação, ecologia e geologia, são direcionadas por um viés mais infantil. Ouvindo o que eles sabem, e apresentando como tudo isso funciona numa linguagem adequada para esse público”.

 

As palestras aconteceram na EMEF Prof.Odinir Magnani (para 434 alunos), EMEIEF Prof. Altino Martinez (para 19 alunos), EMEIEF Governador Mario Covas (para 220 alunos), EMEIEF Prof. Gino Bolognesi (para 22 alunos), EMEF João Geraldo Iori (para 249 alunos), e EMEIEF Thiago Alves da Silva Leandro (182 alunos).

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

 

As classes do Pré-I ao 2º ano das unidades pertencentes à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, seguem um cronograma de visitas ao Viveiro Municipal até 12 de junho. Durante o passeio, elas são orientadas e convidadas a plantar uma muda de árvore.

 

“As crianças aprendem plantando. A gente percebe que a experiência é mais significativa, porque tudo que eles vivenciam na prática fica gravado na memória. E isso pode ajudar a reduzir a deficiência do município em arborização, porque elas podem repetir isso em casa”, ressalta o secretário interino de Meio Ambiente, Marco Pinheiro.

 

A Prefeitura de Tupã realiza paralelamente mobilizações de plantio com empresas e entidades do município. Em parceria com o Tupã Atlético Clube, árvores foram plantadas, segunda-feira (5), no entorno do piscinão da Vila Marajoara.

 

Na terça (6), o Frigo Estrela reflorestou uma área verde do Jamil Dualibi; e o Projeto Alto Sumaré plantou mudas na Praça da Unesp. Dia 7, quarta-feira, a ação ficou agendada com o Aitec Sandalus, no campo da CECAP.

 

Quinta-feira, 8 de junho, a população está convidada a participar de um passeio ciclístico. O Pedal Ecológico sairá às 7h da rotatória da Marechal do Ar, para um plantio de mudas na Represa do 7.

 

Os participantes podem doar um quilo de alimento e concorrer a brindes oferecidos por Sport Mania, Americ Center, Bike Vargas, e Inayan Bikes.

690 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.