Meio Ambiente - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Semana do Meio Ambiente realiza reflorestamento de 260 mudas

Crianças do Alto Sumaré conversaram com a PM Ambiental; Frigoestrela criou bosque em área que sofreu incêndio

Na Semana do Meio Ambiente, 260 mudas nativas foram plantadas em apenas um dia, por meio de mobilizações sociais organizadas pela prefeitura em parceria com empresas e instituições. Na terça-feira (6), a ação foi desenvolvida pelo Clube Recreativo Alto Sumaré e Frigoestrela S/A de Tupã.

Cerca de 60 crianças do sub-11 e sub-13 do projeto Alto Sumaré conversaram com representantes da Polícia Ambiental sobre a necessidade de preservação das áreas verdes no espaço urbano e plantaram 10 mudas. Tupãzinho, coordenador técnico do clube, destacou ser bom ofertar aos jovens momentos de aprendizagem, além da rotina de treinos.

“É sempre um prazer orientar as crianças, porque o meio ambiente é tudo para nós. Acho que a maioria deles nunca plantou uma árvore, e está acontecendo isso hoje. São assuntos que eles não estão acostumados, então é algo muito importante para eles aprenderem a valorizar”. A comissão técnica se comprometeu ainda a incentivar o cuidado com as plantas cultivadas, visto que os jogadores podem passar pelo local para monitorar o crescimento delas.

Em um rápido bate-papo com os atletas mirins, a Polícia Ambiental falou sobre o benefício das árvores para o controle da temperatura, redução do impacto dos ventos, produção de alimento para a fauna, conservação do solo, e também tirou dúvidas das crianças sobre a captura e criação de pássaros silvestres.

“A Polícia Ambiental, já vem desenvolvendo um trabalho de conscientização durante todo o ano. Mas, essa é uma semana fundamental para dialogar com a população a respeito desse zelo com o nosso meio ambiente, que vem sendo muito maltratado com o passar dos anos”, declarou o 2º Sargento PM Santos.

Mais cedo, o reflorestamento de 250 mudas nativas variadas foi realizado por funcionários do Frigoestrela e da Secretaria de Meio Ambiente num terreno na entrada do Conjunto Habitacional Deputado Jamil Dualibi. Conforme o analista ambiental Líder, Pedro Henrique Batista Costa, nove colaboradores participaram da iniciativa. “Temos o trabalho sustentável como base, não só aqui, mas em todas as unidades do Grupo Estrela Alimentos”.

O engenheiro ambiental da Pasta municipal, Guilherme Destro, lembra que a quadra entre a avenida Idenolphi Semeghinie e a rua Antonio Samogin teve seu bosque destruído por um incêndio anos atrás, sendo possível recuperar agora a arborização por ali.

“A gente conta com a compreensão da população local que jogava muito lixo nesse espaço. Com o plantio de mudas, esperamos que o despejo irregular de entulho termine. Mantemos um cronograma mensal de roçada nessa região, e o espaçamento entre as mudas foi planejado a fim de permitir a passagem do trator durante a limpeza”, comentou.

Na tarde de quarta-feira (7), a programação da Semana do Meio Ambiente prevê ação de plantio no campo da CECAP, com a instituição Aitec Sandalus. Na agenda de atividades há também visitas ao Viveiro Municipal para alunos da EMEIEF José Maris, EMEIEF Nossa Senhora de Fátima, e da escola de Varpa.

Quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, a população está convidada a participar de um passeio ciclístico. O Pedal Ecológico sairá às 7h da rotatória da Marechal do Ar, para um plantio de mudas na Represa do 7. Os participantes podem doar um quilo de alimento e concorrer a brindes oferecidos por Sport Mania, Americ Center, Bike Vargas, e Inayan Bikes.

A programação termina segunda-feira, 12 de junho, com excursão ao Viveiro para 471 alunos da EMEIEF Prof. Osmar Genovez e EMEIEF Sonia Maria Jerônimo.