Desenvolvimento Social - Quarta-feira, 05 de Julho de 2023

Prefeitura realizará em julho a Semana Municipal da Mulher Negra

Subsecretaria de Direitos Humanos estrutura Conselho de Promoção da Igualdade Racial

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, 3 de julho, a Subsecretaria de Direitos Humanos discutiu a implantação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e definiu a realização da Semana da Mulher Negra.

Ambas as iniciativas têm como missão promover ações afirmativas pelo protagonismo da população negra e vão ao encontro da luta pela erradicação do racismo. O subsecretário de Direitos Humanos, André Prado, afirma que a criação do conselho está prevista pela gestão municipal, como parte do trabalho de fortalecimento das minorias étnicas de Tupã.

“O objetivo é elaborar políticas públicas para assegurar as condições de igualdade à população negra, além de prestar assessoramento, propor ideias, atuar e fiscalizar no combate ao racismo”, declara.

Como parte das mobilizações, formulação, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas, de 18 a 26 de julho haverá a Semana da Mulher Negra de Tupã. Serão organizadas rodas de conversa, homenagens e criados momentos de reflexão em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

A data também é conhecida como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. “Rainha Tereza” viveu no século XVIII e tornou-se símbolo da superação da escravidão no país. O dia 25 de julho foi instituído por lei federal em 2014, a fim de fomentar o debate sobre a liberdade e emancipação das mulheres racializadas e o fim da desigualdade étnico-racial.

Presente na reunião promovida pela Subsecretaria de Direitos Humanos, o prefeito Caio Aoqui ressaltou a importância de trazer luz a temas como preconceito e a história dos povos afrodescendentes, visando a representatividade dos grupos minorizados.

“Queremos estruturar a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será muito importante para nossa cidade, e também iniciar as ações já neste mês de julho. Teremos uma semana de trabalho coordenado para enaltecer o quanto as mulheres negras foram e são importantes para o nosso país”, diz o prefeito.

A reunião contou com a participação de representantes do movimento negro, pessoas da sociedade civil, e do vereador Paulo César Soares — Paulo da Farmácia, com o propósito de ampliar a comunicação e disseminação das pautas levantadas.