Educação - Quinta-feira, 13 de Julho de 2023

Ginástica rítmica de Tupã disputará os Jogos Regionais neste fim de semana

Atletas apoiadas pela Subsecretaria de Esportes tem se destacado no estado

Ginástica rítmica de Tupã disputará os Jogos Regionais neste fim de semana

A equipe de ginástica rítmica da Casa do Garoto participa neste fim de semana dos 65º Jogos Regionais Ourinhos/Santa Cruz do Rio Pardo. Subsidiadas pela Subsecretaria de Cultura, as atletas de Tupã disputarão nas categorias individual, mãos livres, massas, fitas, dupla com bola e conjunto de cinco cordas.

Conforme o técnico, Junior Neres, a comissão desportiva espera atingir resultados condizentes ao trabalho feito. “Poucas equipes representam a ginástica rítmica no centro-oeste paulista, mas é uma modalidade em expansão que tem muita procura. Com o investimento certo, os profissionais certos, o apoio certo, a gente consegue se desenvolver e chegar a grandes níveis”, declara.

O projeto social criado em 2018 tem se destacado nos torneios, sendo vice-campeão em todas as provas disputados nos Jogos Abertos/ Estadual de 2022. Para Junior, graças ao suporte dado pela Prefeitura de Tupã, e por meio do credenciamento de projetos junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a modalidade está mais forte e competitiva.

A ginasta, Laura Bonjardim Damiani, tem 11 anos e treina de três a quatro vezes por semana. Ela representará o município nos Jogos Regionais nas especialidades com bola e corda. “Eu adoro! Nem sei descrever o quanto, porque era o meu sonho fazer ginástica, sempre via por vídeos e eu ficava impressionada. Quando soube que tinha aqui, eu quis fazer parte, e hoje estou competindo, e representando Tupã com a minha equipe”, afirma.

A Casa do Garoto mantém nove turmas de ginástica rítmica para grupos de 10 a 12 meninas. Os treinamentos chegam a durar quatro horas e trabalham desde os movimentos no solo ao manejo dos aparelhos. “A ginástica rítmica é mais uma modalidade ofertada à população por meio de convênio com a prefeitura com a Casa do Garoto. A equipe é formada por meninas até 18 anos, e se destaca por ser a única na região e o grupo chega como franco favorito para os Jogos de 2023”, declara o subsecretário de Esportes, Matheus Mendes.

Para participar, entre em contato pelo (14) 99779-2389, informando nome completo, e data de nascimento para cadastro na lista de espera. Quando há vagas abertas, os organizadores entram em contato com o responsável.

65º Jogos Regionais Ourinhos/Santa Cruz do Rio Pardo

Na edição de 2023, os jogos acontecerão entre os dias 14 a 23 de julho. A delegação de Tupã é formada por 150 pessoas – entre atletas, membros da comissão técnica e de coordenação – divididas entre atletismo (MAS/FEM), basquete (FEM), futsal (MAS), natação (FEM/MAS), vôlei (MAS/FEM), e xadrez (MAS).

Nos 10 dias de competição haverá ainda badminton, biribol, bocha, caratê, capoeira, ciclismo, damas, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, jogo da malha, tae-kwon-do, tênis, tênis de mesa, e vôlei de praia.