Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 20 de Julho de 2023

Abertura da Semana da Mulher Negra teve grande mobilização

Também foi definida a agenda de atividades em alusão à Semana

Abertura da Semana da Mulher Negra teve grande mobilização

A celebração em alusão ao Dia da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho, teve grande mobilização durante a abertura da Semana, nesta terça-feira (18), no auditório do Museu Índia Vanuíre. O evento foi para o público em geral e lideranças Negras de Tupã e da região.

Foram convidados para o encontro e participaram de forma efetiva de toda a programação gestores e lideranças regionais de Bauru, Marília, Lins e de Adamantina: Sebastiana de Fatima Gomes – presidente do Conselho Municipal de Comunidade Negra, Jamile da Silva Ribeiro Gonçalves – representante da OAB e Vanessa Garcia - diretora da Divisão de Biblioteca (Bauru); Eliza Aparecida Santos – presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), Andréia Aparecida de Oliveira – advogada e assistente social do COMPIR e Luciana Santos - cientista social de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Assistência Social (Marília); Izabel Lúcia Geraldo Ferreira – secretária Executiva do COMPIR de Lins e Meire Cunha - supervisora da Casa SP Afro e pesquisadora da cultura Negra de Adamantina.

Os trabalhos foram conduzidos pela advogada e membro da Comissão Organizadora da Semana da Mulher, Ana Paula Barbosa. A Defensoria Pública do Estado, através do defensor Raphael Camarão e a Câmara, por meio dos vereadores Cláudia Aparecida da Silva, a “Claudinha do Povo”, Paulo César Soares, o “Paulo da Farmácia”, Eduardo Alexandre Sanches, o “Du do Serv Festa” também apoiaram e prestigiaram a cerimônia, assim como Tamime Rays Borsatto, gerente do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre.

“Teremos a sessão solene, do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, com desfile de moda, entrega de homenagens, entre outras atividades, no Plenário da Câmara Municipal, às 19h30, do dia 25 de julho. Então, agradeço à Câmara Municipal e ao prefeito Caio Aoqui que nos possibilitou e apoio de forma incondicional essa extensa programação que estamos desenvolvendo no município, com repercussão regional. A programação teve por objetivo expandir essa celebração, realizando não apenas no dia, mas também durante toda a semana atividades e apresentações sobre o tema, passando conhecimento para todos de forma igualitária”, explicou o subsecretário, André Prado.

A abertura solene também, contou com apresentações artísticas e a definição de uma agenda para a semana, incluindo apresentação de personalidades negras que contribuíram para uma vasta história de lutas e vitórias para o movimento, além de música e dança afro, exposição de bonecas negras e troca de informações.

Depois da abertura, logo pela manhã desta quarta-feira (19) foram desenvolvidas as atividade programadas:

- Bate Papo:

A importância do Dia e Luta da Mulher Negra, Sobre Bonecas Africanas e Quem são as mulheres negras importante na história;

- Oficina de Beleza Negra:

Cuidados com Cabelos Crespos, Modelos de Tranças, Produtos e Acessórios e Amarração de Turbantes.

As atividades trabalham o conhecimento e importância da trajetória da mulher negra, reforçando a autoestima, empoeiramento e o combate ao racismo.

Essas mesmas atividades serão realizadas nesta quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), às 14h, no Auditório do Museu Índia Vanuíre. Há também eventos itinerantes que seguirão até o dia 25, como exposição no Quinta com Arte de hoje (20), na Praça do Estádio.

O Dia da Mulher Negra foi instituído pelo governo do Brasil pela Lei n.º 12.987/2014.