Desenvolvimento Social - Terça-feira, 25 de Julho de 2023

Encerramento da Semana da Mulher Negra é nesta terça-feira

Evento acontecerá na Câmara Municipal com a presença de lideranças e autoridades

Encerramento da Semana da Mulher Negra é nesta terça-feira

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos, convida a população para o encerramento da Semana da Mulher Negra. O evento de encerramento será aberto para toda a população de Tupã e acontecerá na Câmara Municipal das 19h30 às 22h.

A data de encerramento da Semana foi escolhida para também celebrar o Dia da Mulher Negra (25/07), instituído pelo governo do Brasil pela Lei n.º 12.987/2014, que busca ressaltar a união entre essas mulheres, visando também denunciar o racismo e o machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também em todo o mundo.

Com a presença de autoridades municipais, a Subsecretaria fará a entrega de homenagens à 19 mulheres tupãenses durante o evento. Prestigiando o encerramento também estará presente o Coordenador de Políticas para População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, Robson Ferreira.

André Prado, Subsecretário de Direitos Humanos, enfatizou a importância da Semana para ampliar o debate sobre raça e gênero, pautas importantes para a formação das pessoas em sociedade.

“Durante todos esses dias estivemos reunidos com diversas lideranças, incluindo de outras cidades, para darmos voz às mulheres negras da nossa cidade e região, e para que as pessoas saibam da importância da data. Nesta terça teremos diversas atividades para celebrar o Dia da Mulher Negra e encerrar a nossa Semana, e por isso convidamos toda a população para fazer parte disso”, convidou.

Para Robson Ferreira, a comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha é um evento importante que ocorre em 25 de julho de cada ano. “Essa data é uma homenagem à luta e à resistência das mulheres negras na América Latina e no Caribe, destacando suas contribuições significativas para a sociedade, a cultura e as questões sociais”, ressaltou.

O prefeito Caio Aoqui também convidou toda a população de Tupã para acompanhar o evento e fazer parte do debate e apresentação de pautas sobre o movimento de mulheres negra, que vem ganhando espaço e voz ao longo dos anos.

“Todos nós merecemos e precisamos ser ouvidos, e eventos como este é que dão margem para que isso aconteça. Parabéns a Subsecretaria de Direitos Humanos, com a sensibilidade de ouvir cada uma dessas mulheres do movimento negro e preparar uma semana tão especial e tão importante para toda a nossa cidade”, parabenizou.