Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

Tupã promove 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Encontro debateu propostas para erradicação da fome e apresentou ações do Tupã 2030

Aproximadamente 110 pessoas participaram na manhã de quarta-feira (2) da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e do 3º Fórum do Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente.

Coordenada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), em parceria com o comitê gestor do Programa municipal Tupã 2030, o evento debateu estratégias e políticas públicas de mitigação da má-nutrição, partindo do tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.

Conforme a coordenadora da comissão, Gislaine Treviso, a partir do tripé de reflexão proposto pelo Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), grupos de discussão foram criados para avaliar:

• Eixo 1 - Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional;
  • Eixo 2 - Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada;
  • Eixo 3 - Democracia e participação social.

“Dentre 21 propostas elencadas numa pré-conferência, os participantes elegeram 9 itens do Eixo 1, que serão levados para a etapa regional. No Eixo 2, tivemos cinco, e votamos em três. Do último eixo, também elegemos três propostas”, destaca Gislaine.

Como parte do protocolo, delegados foram selecionados entre os presentes, para levar as sugestões locais à etapa regional da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. Maria Regina de Oliveira e Silva Alves representará o poder público, enquanto Patrícia de Jesus Rodrigues e Vera Lúcia Martins participarão como membros da sociedade civil.

A coordenadora do Centro de Ciência e Tecnologia para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Rita Marques de Oliveira, oferece apoio e assessoria ao Tupã 2030 e afirma que as propostas condiziam com as matrizes desenvolvidas no programa, permitindo a realização conjunta do Fórum e da Conferência.

“O Programa Tupã 2030 está em seu 3º Fórum. Foi um momento de colher frutos, pois as Secretarias Municipais apresentaram as ações em curso. O mais interessante é que todas elas convergem para a segurança alimentar e nutricional, que foi o debate final do encontro de hoje. Tivemos uma prestação e contas do poder público para a sociedade sobre o Programa Tupã 2030, e uma indicação de melhorias para o estado e a federação realizarem no município”, explicou.

As sugestões vêm sendo construídas em conjunto desde 2021, a fim de articular e validar o que, de fato, atende as demandas da comunidade e pode levar à superação da subnutrição ou obesidade infantil.

“O projeto tem perspectiva intersetorial por natureza. Hoje, as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Agricultura, Planejamento, Educação, Cultura e Esportes apresentaram o trabalho efetivo e os projetos concretos que permitirão tornar Tupã um dos dez municípios do estado de São Paulo com melhor índice nutricional na infância. Uma meta audaciosa, mas que tem sido colocada em prática diariamente”, declarou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti.