.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Agricultura - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Trabalho desenvolvido ao setor agropecuário de Tupã desperta atenção da região

Encontro que reuniu técnicos discutiu ações na pecuária da Alta Paulista


O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Agricultura ao setor agropecuário, tem despertado o interesse de outros municípios da região. Como resultado disso, o município sediou evento que tratou sobre o desenvolvimento da agropecuária na Alta Paulista.

 

Neste encontro foram apresentadas as ações, projetos e capacitações que Tupã vem realizando para diversas cidades da região, a saber: Arco-Íris, Bastos, Pracinha, Parapuã, Herculândia, entre outras.

 

Na ocasião participaram técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Tupã, Salmorão, Sagres, Rinópolis, Osvaldo Cruz e Casa da Agricultura de Herculândia, além da Polícia Ambiental de Tupã e dos professores da UNESP que são responsáveis pelo Programa Kamby Tupã.

 

A Secretaria de Agricultura, em parceria com a UNESP e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) auxilia no desenvolvimento do programa municipal para melhorar a produção leiteira na região de Tupã.

 

Através dessa parceria as famílias beneficiadas são escolhidas por meio de critérios do programa “Mais Pecuária Brasil” e são selecionadas pela prefeitura, bem como, as raças de animais com maior potencial de adaptação e rendimento.

 

Nesse sentido, durante o evento regional sediado na Secretaria de Agricultura, foi tratado sobre a possibilidade de uma parceria também com a CATI-Tupã para atendimento rural voltado a agropecuária.

 

“Além dos esforços da Secretaria de Agricultura em parceria com a UNESP, agora também temos a possibilidade de ter a CATI, unindo forças para orientações e ultrassom aos rebanhos. Tudo isso está sendo possível como meta determinada pelo prefeito Caio Aoqui, que conta com o apoio da Câmara, através do vereador e pastor Eliézer de Carvalho”, garantiu o secretário Anderson Luiz.

 

“Assim que soube da possibilidade do convênio do programa de melhoramento genético entre a CONAFER e o município, fui a Brasília, numa audiência com o deputado federal Jefferson Campos, que nos deu apoio e respaldo para que esse sonho pudesse se tornar realidade”, ressaltou o vereador pastor Eliézer de Carvalho, autor da indicação do projeto. 

 

A possibilidade da parceria entre a UNESP e CATI vai garantir que a Secretaria de Agricultura ofereça aos pecuaristas um diagnóstico com exame de ultrassonografia no intervalo de 30 dias, entre a visita do técnico da CONAFER, que ocorre a cada 60 dias.

 

ULTRASSONS

 

De acordo com a CATI, a aquisição de cinco novos aparelhos de ultrassonografia veterinária, técnicos do órgão reforçarão ações de manejo reprodutivo nas propriedades de bovinocultura de leite e de corte a que prestam atendimento.

 

O ultrassom veterinário possibilita ao técnico estabelecer diagnósticos precoces da situação reprodutiva das matrizes bovinas, como os de prenhez a partir de 30 dias, e avaliações criteriosas do aparelho reprodutivo, inclusive com identificação de situações e patologias que não seriam detectadas na simples palpação retal.

 

Os aparelhos recém-adquiridos, portáteis, bivolt, com bateria interna, tela de 12 polegadas, transdutor linear trans retal e bolsa para transporte, serão entregues a cinco Regionais da CATI, que poderão cedê-los, por empréstimo, às Regionais vizinhas, conforme publicação do Centro de Comunicação Rural (CATI), em portal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

 

556 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.