Desenvolvimento Social - Terça-feira, 05 de Setembro de 2023

Profissionais dos órgãos assistenciais de Tupã recebem capacitação

Curso buscou aperfeiçoar o processo de acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade

Profissionais dos órgãos assistenciais de Tupã recebem capacitação

Com o objetivo de preparar os técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, nos dias 29, 30 e 31/08 foi realizada capacitação para aperfeiçoar o processo de acompanhamento de famílias de Tupã que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A capacitação aconteceu no auditório do Museu Índia Vanuíre e foi ministrada pela professora mestre em Serviço Social e Políticas Sociais Valderês Romera. Ao todo foram 40 profissionais capacitados, entre assistentes sociais, psicólogos, e coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“É muito importante que as famílias da nossa cidade tenham um suporte adequado, onde os profissionais da Secretaria saibam como lidar com a singularidade de cada questão familiar encontrada. Além desse apoio oferecido, buscamos incentivar as famílias a serem cada vez mais independentes, oferecendo cursos profissionalizantes para capacitar os membros da família, oferecendo em parceria com demais Secretarias do Poder Público vagas de emprego, enfim, todo um suporte para que a família consiga seguir sem o auxílio da prefeitura”, disse a titular da Pasta responsável, Telma Tulim.

Segundo dados do Cadastro Único, em 2022 2.600 famílias estavam em situação de extrema pobreza, e no presente ano (2023) o levantamento aponta 2.434 famílias na mesma situação, uma redução de 6,38%.

“Estamos gradativamente reduzindo o número de famílias nesta situação, e com trabalho contínuo conseguiremos diminuir ainda mais este número aqui em nossa cidade”, ressaltou Telma.

A professora Valderês Romera acrescentou que o curso oferece métodos práticos de acompanhamento das famílias, facilitando até mesmo a comunicação dos órgãos socioassistênciais com os membros.

“É muito importante que os profissionais desta área saibam desenvolver a capacidade de comunicação com as famílias, pois diariamente irão se deparar com pessoas com distintas personalidades. A realidade de cada família é muito complexa, e quando essa família chega para um dos órgãos de assistência carrega uma bagagem com diversas e distintas vulnerabilidades, e é muito importante que os profissionais saibam se concentrar para lidar com cada situação”, ressaltou.

Dentro dos métodos apresentados no curso estão:

• - Criar uma escala de Vulnerabilidades e riscos Sociais e Individuais;
  • - Elaborar um diagnóstico psicossocial;
  •
  • - Criar um processo de Acompanhamento familiar por meio de um combinado de ciclos coletivos e atendimentos individuais;
  •
  • - Planejar e criar um percurso transformador para as famílias por meio de um processo de oportunidades socioeducativas do começo ao fim.