Desenvolvimento Social - Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023

Nova sede da Casa Abrace é entregue pela prefeitura

Poder público assumiu a administração da entidade a cerca de 6 meses

Nova sede da Casa Abrace é entregue pela prefeitura

Na manhã desta quarta-feira (20) a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, apresentou as novas instalações do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes Casa Abrace.  O novo prédio, alugado pela Administração, servirá para abrigar crianças e adolescentes que, por algum motivo, foram afastados de seus lares e agora se encontram sob proteção da justiça.

A necessidade de mudança de local foi devido ao antigo prédio não possuir espaço suficiente para abrigar com dignidade as, até então, mais de 20 crianças atendidas pela instituição assistencial. Segundo informações da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, após detectar pessoalmente as grandes necessidades, o prefeito Caio Aoqui autorizou a intervenção do poder público e deu início às mudanças.

Ainda de acordo com o setor Jurídico, os trabalhos na Casa Abrace foram iniciados há cerca de 6 meses, após a renúncia da diretoria da instituição, quando a prefeitura assumiu temporariamente a gestão, nomeando uma comissão gestora que indicou, dentre outras providências, a necessidade de um o espaço físico mais adequado.

Além do apoio das Secretarias Municipais de Finanças e de Saúde, que indicaram e cederam o novo espaço para a entidade, visto que o prédio abrigaria a nova sede da Secretaria de Saúde, a comissão teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, que atendeu a solicitação da mudança de matrícula das crianças para as creches e escolas mais próximas do novo endereço, melhorando assim a locomoção das crianças até as unidades escolares.

“Hoje, estamos muito contentes em poder entregar essa casa totalmente adequada para as crianças e adolescentes atendidos pela Casa Abrace. Desde o início da nova gestão tivemos o apoio de tantas partes que o resultado não poderia ser diferente, um novo espaço para acolher essas crianças e trazer de fato a sensação de lar.  A mudança de endereço foi para dar mais conforto e mais segurança para os atendidos. Quero agradecer ao nosso prefeito Caio Aoqui, que desde o início da intervenção teve a sensibilidade de tratar todos os assuntos da forma mais eficaz possível, e parabenizar toda a comissão e equipe que trabalhou arduamente para entregar um espaço tão agradável”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim.

A presidente da comissão e Secretária Adjunta, Patrícia Soares, ainda ressaltou que as mudanças na gestão da entidade tem tido uma grande participação dos órgãos do  judiciário, o que é fundamental para melhorar as condições dos atendidos.

“É um novo momento e essas remodelações estão sendo pensadas de acordo com apontamentos de órgãos auxiliares que nos ajudam a realizar esse trabalho tão importante na vida dessas crianças”, disse.

Representando o prefeito Caio Aoqui, o secretário de Assuntos Jurídicos, dr. João José Pinto, contou que o processo para assumir a gestão da entidade foi complexo, mas que a entrega do novo espaço mostrou o quão gratificante foi cada trabalho realizado até aqui.