Exposição mostra trajetória histórica e social de PCDs
Cultura e Defesa do Folclore - Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

Nesta quinta-feira (29), será aberta a exposição “A Pessoa com Deficiência ao Longo da História”, que apresenta a trajetória social e histórica de pessoas com deficiência desde a antiguidade até o período moderno. A mostra é organizada pelo Museu da Inclusão e já percorreu várias cidades do estado. A abertura está programada para 15h, no saguão do Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes.
O acervo reúne peças que narram a evolução da maneira como a sociedade enxerga as pessoas com deficiência. A proposta da mostra é promover uma reflexão, abrir espaço para diálogo e conscientizar sobre pontos como inclusão, direitos humanos e acessibilidade. A atividade foi viabilizada graças com apoio da Subsecretaria de Direitos Humanos e o Gabinete da Vice-Prefeita.
A Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore pretende levar a mostra a outras regiões dessa cidade e, desta maneira apresentar o conteúdo do acervo a um grande número de tupãenses. “Este material tem grande importância e leva a uma reflexão profunda. Por isso a ideia é levar a mostra a vários cantos da cidade”, confirmou o secretário Luís Carlos Sanches dos Passos.
Palestra
Após a abertura oficial do evento, acontece uma palestra com o historiador Márcio Bustamante da Costa, que é membro da equipe do Museu da Inclusão de São Paulo que tem vasta experiência em preservação da memória e em ações de defesa dos direitos de pessoas com deficiência.
Na apresentação, ele dá dicas valiosas sobre atendimento a pessoas com deficiência em vários setores, de comércio e hotelaria a setores esportivos, passando pelo serviço público e outros. Ambos os eventos têm entrada franca e são livres para todos os públicos.
