Sindicato Rural e Senar realizam programa sobre organização comunitária em Varpa

Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021


Sindicato Rural e Senar realizam programa sobre organização comunitária em Varpa

Conscientizar e orientar os produtores rurais e artesãos de Varpa sobre a importância da organização comunitária para o desenvolvimento rural sustentável. Este é o principal objetivo do programa “Novo Olhar”, que está sendo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural desde o início de setembro.

 

De acordo com Silvania Brigano, instrutora do Senar, o programa tem 6 módulos e conta com 17 participantes. Além de atender as demandas do público do meio rural, o programa do também contribui para melhorar as condições humanas, sociais, ambientais e econômicas das pessoas ligadas ao agronegócio, sobretudo quanto às exigências de mercado, de certificação de produtos, de vendas ao governo e de programas sociais que exijam o público organizado para ser beneficiado.

 

 “Atualmente estamos concluindo o quinto módulo do curso, que está previsto para ser encerrado agora em novembro. Durante o curso, os participantes realizam atividades teóricas e práticas, respeitando os protocolos sanitários por conta da Covid-19, que ajudam a desenvolver habilidades para a organização comunitária com foco no desenvolvimento rural sustentável, partindo do indivíduo, alcançando grupos, comunidades e o meio em que vivem. Através do programa, os participantes têm uma nova experiência em trabalhar com seus produtos, oportunidade de se formalizar e conhecer novas oportunidades de negócios. É realmente uma oportunidade para os produtores rurais e artesãos de terem um Novo Olhar sobre seu negócio”, explicou Silvania.

 

Ela explicou também que dentro das atividades previstas no programa, na última terça-feira (19/10) foi realizada uma reunião para discutir a criação da Associação dos Moradores de Varpa, que terá como prioridades retomar o turismo em Varpa e fomentar o comércio local.

 

A reunião contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Duda Gimenez, que destacou a importância do programa para o fortalecimento do turismo. “A realização do programa Novo Olhar, do Senar, é de grande importância porque dá condições aos participantes de se conhecerem melhor enquanto cidadãos e identificarem oportunidades na comunidade onde vivem para gerar um desenvolvimento sustentável. Além disso, esse programa incentiva a organização comunitária, promovendo a união de forças e o trabalho conjunto, que são fundamentais para fortalecer o turismo em Varpa, que é um dos setores que apresenta maior potencial econômico. Por isso, gostaria de parabenizar o Senar, Sindicato Rural e todos os participantes   por estarem se mobilizando em prol do desenvolvimento do turismo, que certamente trará resultados positivos a todos”, parabenizou Duda.

 

Para o vice-prefeito Renan Pontelli, o programa Novo Olhar também pode auxiliar a criação de políticas públicas que atendam o distrito de Varpa de forma mais assertiva. “Esse programa do Senar é um grande aprendizado para a comunidade, que passa a ter um novo olhar sobre seus pontos fortes e fracos, levantando diagnósticos e tentando, juntos, encontrar soluções e alternativas para o crescimento e desenvolvimento”, afirmou.

 

Já o prefeito Caio Aoqui acredita que o programa do Senar contribuirá para mudar a visão dos participantes, sendo fundamental para melhorar a realidade da comunidade. “Parabenizo e agradeço ao Senar e ao Sindicato Rural pois acredito que o programa Nova Olhar pode, de fato, mostrar uma nova realidade aos participantes para que eles, de forma organizada, possam criar oportunidades de um desenvolvimento mais sustentável, incluindo o fortalecimento do turismo, já que Varpa apresenta um grande potencial turístico e que pode crescer ainda mais”, elogiou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã