Tupã terá abrigo para animais de rua

Governo - Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022


Tupã terá abrigo para animais de rua

Os animais resgatados das ruas ou vítimas de maus-tratos terão um local adequado para ficarem em Tupã. A Prefeitura permitiu que um terreno na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, próximo ao quilômetro 532, na denominada Chácara São Lucas, seja usado para a construção de um abrigo para animais. A permissão atende um pedido do vereador Antonio Brito.

 

O prefeito Caio Aoqui assinou no dia 22 de julho o decreto nº 9.538/2022 em que concede à Associação Atitude Animal de Tupã a permissão para construção do abrigo na área pública. Agora, o local necessita passar por algumas obras. 

 

Fundada em julho de 2021, a Atitude Animal é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos e, para arcar com a assistência médico-veterinário e demais gastos, realiza ações como venda de batatas recheadas, pastéis, doces e busca ajuda pelas redes sociais.

 

A presidente da associação, Regina Leite, luta pela causa animal desde sua infância. Segundo ela, ter um abrigo no município é um sonho antigo dos tupãenses. “Você vê os bichinhos inocentes, sofridos, não sabem pedir socorro, eles choram calados. Então, o objetivo é tirar esses animais da rua e ter um local para a gente socorrer. Não vamos resolver o problema do mundo, mas vamos fazer a nossa parte”.

 

O vereador Antonio Brito é autor da indicação nº 29/2021, em que solicita um auxílio da prefeitura para a construção do abrigo. De acordo com o parlamentar, o espaço vai ser importante para que esses animais saíam da rua e tenham um local seguro para permanecerem até conseguirem um lar. 

 

"Diversos são os casos de animais encontrados na rua e que não possuem um local adequado para ficarem. Muitas vezes, eles invadem casas em busca de comida e podem até machucar uma pessoa. Por isso, ter esse abrigo vai ser fundamental para que os animais fiquem até que sejam adotados ou encontrados pelos seus donos".

 

Tupã possui diversos protetores de animais que buscam ajudar na causa levando alimentos e água para cães e gatos encontrados na rua. Mas a falta de um local apropriado para abrigá-los era uma grande preocupação do Poder Público, como afirma o vice-prefeito Renan Pontelli.

 

 “A presença dos animais nas vias do município é um perigo para os bichos, como também para os cidadãos. Eles podem se envolver em algum acidente de trânsito e ficarem feridos ou invadirem alguma residência. Por isso, é muito importante termos um local adequado para que eles fiquem e estejam seguros”.

 

Para o prefeito Caio Aoqui, a presença de um abrigo aos animais na cidade é uma conquista para se alegrar. O chefe do executivo, assim como o vice-prefeito, foram dois apoiadores da fundação da ONG.

 

"É com muita alegria que anunciamos que Tupã terá um espaço adequado para receber esses animais de rua. Infelizmente, nossa cidade carecia de um espaço desse tipo, mas após o pedido do vereador Antonio Brito, estudamos o caso e decidimos permitir a construção do abrigo em um terreno grande e espaçoso da prefeitura, para que esses animais tenham onde ficar".

Prefeitura da Estância Turística


Tupã