Semana da Diversidade traz palestra sobre Ambulatório de Moléstias Infecciosas

Desenvolvimento Social - Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022


Semana da Diversidade traz palestra sobre Ambulatório de Moléstias Infecciosas

Com o tema "Saúde e Diversidade", o Coletivo Tibira de Tupã realiza nesta quinta-feira (11), a partir das 19h30, três palestras formativas em parceria com o Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e a Faculdade de Direito da Alta Paulista/Faculdade da Alta Paulista (Fadap-Fap). O evento é aberto ao público e ocorre no auditório da faculdade.

 

As palestras fazem parte da “1ª Semana da Diversidade de Tupã: Construindo nossa memória”, promovida pelo coletivo. O objetivo da ação é orientar os cidadãos, em específico da comunidade LGBTQIA+, sobre aspectos sociais como: promoção de cultura, direito, políticas públicas, educação, história e ancestralidade, saúde mental e saúde pública. 

 

A primeira palestra desta quinta (11) aborda o tema “Nome Social e Inclusão no SUS”, promovido pela enfermeira Érika Doretto. Na sequência, a educadora Mirian Dias dos Santos falará sobre a “Prevenção Combinada”. E para encerrar, a enfermeira Anaille Michelotti apresentará “A Importância do Ambulatório de Moléstias Infecciosas”.

 

De acordo com o presidente do Coletivo Tibira, Wesley Vasques, a parceria do grupo com o ambulatório municipal é antiga. "Temos um projeto conjunto com a Secretaria de Saúde chamado 'extramuro', que disponibiliza itens preventivos como: lubrificantes e preservativos - para além dos muros das unidades de saúde. O evento é importante para conscientizar e capacitar um atendimento mais humanizado para a população LGBT". 

 

O Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas realiza diariamente testagens sorológica rápida para Hepatites B e C, HIV e Sífilis. No entanto, o número de pessoas a realizar o teste é baixo, por isso, palestras de conscientização tornam-se importantes, explica a enfermeira do ambulatório e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Anaille Michelotti.

 

“O ambulatório existe há bastante tempo, mas poucas pessoas se sentem a vontade de estar vindo realizar os testes e tirarem suas dúvidas. A gente sabe que esse assunto é bem dificultoso de ser abordado, uma vez que mexe com a intimidade. Então, divulgaremos a importância da realização dos exames e o trabalho do ambulatório, que acompanha o paciente desde a prevenção, diagnóstico, tratamento e até na assistência”.

 

A 1ª Semana da Diversidade de Tupã também possui cunho social e, durante o evento, realiza coleta voluntária de alimentos não perecíveis que serão destinados a pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social e entidades sociais. 

 

Na sexta-feira (12) haverá palestras sobre “Saúde Mental”, em parceria com a Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília (Famema), no auditório da Fadap. E no sábado (13) acontece o encerramento do evento, no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire, às 14h.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã