Escola Municipal João Geraldo Iori realiza 1ª Feira de Ciências da unidade

Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 28 de Outubro de 2022


Escola Municipal João Geraldo Iori realiza 1ª Feira de Ciências da unidade

A EMEF João Geraldo Iori realizou nesta quarta (26) e quinta (27) sua 1ª Feira de Ciências. Os alunos do 2º ao 5º ano da unidade puderam aprender de forma lúdica um pouco mais das áreas de ciências humanas e da natureza, matemática e tecnologia. 

 

O objetivo da atividade é impulsionar a pesquisa e colocar em prática conceitos aprendidos em sala de aula, por meio da interdisciplinaridade. Segundo a diretora, Sirleine Lovato, o projeto é resultado do trabalho desenvolvido desde o início do ano letivo.

 

“Nossos alunos estão expondo tudo aquilo que eles construíram ao longo do projeto, tratando de temas como meio ambiente e empreendedorismo com experiências e exposições interativas”, a diretora informa ainda que estudantes de outras quatro escolas da rede municipal também participaram do evento, sendo elas: EMEIEF José Maris, EMEIEF Enedina Botteon,EMEIEF Prof. Osmar Genovez, e EMEIEF Thiago Alves da Silva Leandro.

 

Com a Feira, os alunos puderam trabalhar a oratória, a socialização e a criatividade. Muitos utilizaram maquetes, jogos e experimentos científicos. Os professores Rafael Seidinger e Reginaldo Ferreira personificaram os “cientistas malucos” R1 e R2, a fim de apresentarem o universo científico de um jeito divertido e atrativo para as crianças.

 

"O objetivo foi ter mais um ponto de entretenimento para que as crianças possam rodar toda a Feira. Preparamos quatro experiências de bastante visibilidade, trabalhando elementos como pressão atmosférica, energia estática, e vamos fazendo uma bagunça muito divertida, interagindo e perguntando para as crianças qual o princípio de cada experiência", disse o professor Reginaldo Ferreira.

 

Ensinar através do lúdico é uma das maneiras das crianças aprenderem o conteúdo fora do ambiente da sala de aula. Para o professor Rafael Seidinger, o método é eficaz e facilita o aprendizado. "É o momento onde a gente pode ensinar de um jeito diferente. A gente ensina brincando e tenho certeza que eles levarão isso para toda vida, porque o modo de ensinar é diferente, e através de brincadeiras, explicamos as experiências".

 

O prefeito Caio Aoqui compareceu ao segundo dia da Feira de Ciências e ficou surpreso com o aprendizado e engajamento das crianças nas apresentações. O chefe do Executivo também parabenizou a organização e destacou que o projeto serve de exemplo para o município por ensinar as crianças e estimulá-las a ensinar também. 

 

"Parabéns aos professores, diretora, coordenação e, em especial, às crianças, que puderam mostrar um lindo trabalho e apresentação, com um envolvimento e engajamento impressionantes. Fiquei feliz em presenciar e espero que esse projeto sirva de exemplo para nossa cidade, pois esses pequenos aprenderam e ensinaram muito a todos que estiveram nessa Feira de Ciências”, afirmou o prefeito.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã