Centro de Formação Esportiva de Tupã é bronze em Liga de Basquete Paulista

Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 22 de Novembro de 2022


Centro de Formação Esportiva de Tupã é bronze em Liga de Basquete Paulista

A equipe sub-12 do Centro de Formação Esportiva de Basquete de Tupã garantiu o terceiro lugar da Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista - LBC. Em confronto no ginásio da Academia Municipal de Artes e Esportes (Amae II), no sábado (19), os tupãenses venceram o time da ALBA - Lençóis Paulista por 63 a 35, e ficaram com a medalha de bronze.

 

Implantado em maio deste ano, o Centro de Formação atende estudantes de 10 a 17 anos para formação de alto rendimento. O programa é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio de um convênio de R$ 250 mil firmado com a prefeitura. 

 

De acordo com o vereador Alexandre Scombatti, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do programa em Tupã, o convênio garante que o município consiga ofertar kit lanche, uniforme, transporte, fisioterapeutas e oferecer condições para que o atleta possa desenvolver o treinamento em quadra. Ainda segundo o parlamentar, a parceria permanece firmada para o próximo ano.

 

"Já estamos garantidos para 2023, que é a fase dois deste programa. A primeira é a formação de atletas, já a segunda é a alta performance, e está garantida para manter esse projeto e mais R$250 mil do Governo do Estado de São Paulo para que a gente prossiga dar essas condições a esses atletas. Hoje, o basquete de Tupã é uma referência em todo Brasil", disse Scombatti.

 

O vice-prefeito Renan Pontelli destaca que durante o ano, o Centro de Formação buscou crianças de todos os bairros do município para fazer parte do projeto, mas que a principal missão do programa é, além do desenvolvimento de atletas para o basquete, formar bons cidadãos.

 

"Claro que a gente espera que saia daqui um Yago [atleta tupãense, atualmente no Ratiopharm Ulm, da Alemanha], saia algum atleta profissional, mas o importante é a formação de pessoas com caráter e dignidade, o que nós queremos realmente é que saiam daqui melhores filhos, irmãos, pais do futuro, e que sejam boas pessoas para nossa população," afirmou Pontelli.

 

Para o prefeito Caio Aoqui, o esporte é uma ferramenta transformadora capaz de contribuir com o desenvolvimento dos jovens. Por isso, é uma grande conquista para o município ser um dos escolhidos para fazer parte do Centro de Formação Esportiva, realizado com o apoio do Governo do Estado, que contribui para que Tupã continue sendo destaque no basquete nacional.

 

"A gente sabe a força que o basquete de nossa cidade possui. Parabenizamos todos que estão envolvidos com esse esporte, os professores, os coordenadores, os atletas e também os seus pais por incentivarem esses jovens. Trabalhamos para que esse trabalho tenha sequência e torcemos para que, caso não saia daqui algum jogador, saia bons profissionais, independente do ramo", finalizou o prefeito.   

Prefeitura da Estância Turística


Tupã