Lavanderia apoiada pela Prefeitura de Tupã gera renda para sete mulheres

Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022


Lavanderia apoiada pela Prefeitura de Tupã gera renda para sete mulheres

“Vamos matando um leão a cada dia, né? Não é fácil, tem que lutar bastante”. Foi assim que a passadeira, Francisca da Conceição, definiu a rotina da Lavanderia Roupa na Vasca. A cooperativa, fundada há 23 anos, recebe apoio da Prefeitura de Tupã, assegurando emprego e renda para sete mulheres. 

 

Ainda que todo processo de lavagem e passadoria de roupas seja manual, a equipe aceita desde peças delicadas de festa, até tapetes e cobertores. “É o meu ‘ganha-pão’. A gente recebe roupa do dia a dia, roupa social, vestido de noiva, edredom, roupa de serviço pesada”, exemplifica Francisca. 

 

O lucro obtido com os serviços prestados é dividido em sete partes iguais. As cooperadas arcam com as despesas com produtos de limpeza e eventuais consertos nos equipamentos utilizados. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos custeia a água, a energia e o aluguel do prédio. Além de fornecer almoço diário para as cooperadas, assim como o transporte. 

 

Conforme a secretária responsável pela pasta, dra. Telma Tulim, “a gente dá esse apoio para que as mulheres tenham independência financeira, possam trabalhar e manter suas famílias. Faça um orçamento, tudo aqui é muito bem limpinho e feito com excelência”.

 

Atuando na lavanderia desde a fundação, a recepcionista, Cleide Rocha Garcia, destaca o orgulho sentido pelo trabalho diário. “Graças a Deus, a lavanderia está dando o sustento de cada uma que está aqui. A gente faz tudo com dedicação, cuidando mais até do que da sua própria roupa. Se o serviço de casa é feito com carinho, aqui você faz a mesma coisa”.

 

A oportunidade de ser lavadeira foi fundamental para a reestruturação de vida de Fabiana Ramos da Silva. Há 12 anos como membro da Na Vasca, ela diz poder sustentar os três filhos, e pagar as prestações do financiamento da casa dela.

 

“Com o esforço do meu trabalho eu consigo pagar minhas contas, consegui criar meus filhos sendo pai e mãe, consegui comprar os remédios quando meu filho estava doente e pagar minha casinha no Jamil Dualib. É muito gratificante trabalhar aqui na lavanderia”.

 

A Lavanderia Roupa na Vasca fica na Rua Almirante Barroso, nº 1 – Vila Independência, e funciona de segunda-feira a sexta, das 7h às 17h. Você pode entrar em contato pelo (14) 3441-7162.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã