Etapa municipal da Conferência de Saúde teve ampla participação popular

Saúde - Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2023


Etapa municipal da Conferência de Saúde teve ampla participação popular

A Secretaria de Saúde realizou a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento reuniu na primeira noite (15) mais de 200 pessoas, e na noite de plenárias (16), as propostas de políticas públicas para o SUS foram elaboradas por aproximadamente 50 profissionais do setor e cidadãos.

 

Conforme a diretora de planejamento e gestão da Secretaria de Saúde, Rosangela de Souza Urel Gaspar, os participantes foram divididos em quatro salas temáticas. Caso a aprovação das ideias tivesse menos de 70% de aprovação no próprio grupo, o tópico deveria ser votado ou revisado pelos demais delegados.

 

“O resultado da nossa conferência foi de 30 propostas aprovadas já nas salas de trabalho. Essas propostas vão compor a nossa programação do próximo ano, porque no primeiro trimestre deste ano a gente elabora os instrumentos de gestão e os adendos do Plano Municipal de Saúde”.

 

Tudo que foi apontado na ocasião como uma necessidade coletiva poderá ser solucionado futuramente pela esfera competente, seja municipal, estadual ou federal. Em 14 de abril, haverá um encontro entre 96 representantes dos 62 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) para uma nova votação.

 

Realizada a cada quatro anos, a conferência de 2023 teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã vai ser outro dia”. A pauta definida pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) norteou ainda uma palestra da diretora técnica de saúde da DRS IX – Marília, Célia Maria Marafiotti Netto. 

 

Participando pela segunda vez de uma conferência, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tupã, Carlos de Assis, considerou a edição excepcional. “Mais importante do que as salas cheias, é a população participando e discutindo seus próprios problemas. Isso foi maravilhoso, porque quem constrói a saúde do nosso município somos nós, munícipes. Pra mim foi uma satisfação participar”.

 

Analisando os eixos construídos, o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, afirma os presentes perceberam ser melhor promover a promoção e a prevenção de saúde, estabelecendo metas para que os problemas não se tornem mais dispendiosos. “A população deve ser mais orientada sobre os serviços que ela tem à mão. Foi excelente, ficamos gratos com todos que compareceram, diversos segmentos, e principalmente essa nossa equipe da saúde e o prefeito Caio Aoqui”.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã