Carnaval movimenta economia e comércio de Tupã

Gabinete e Turismo - Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023


Carnaval movimenta economia e comércio de Tupã

O carnaval contribui para gerar entretenimento, cultura e diversão aos foliões, mas também fomenta a economia. Durante a realização do Tupã Folia, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, comerciantes e vendedores ambulantes tiveram a oportunidade de comercializarem seus produtos dentro e no entorno do circuito de carnaval. A presença do público do município e de toda região ajudou a alavancar as vendas.

 

A Prefeitura de Tupã disponibilizou espaços na praça de múltiplo uso - Aparecido de Barros "Caveira", popular "Praça do Estádio", para que comerciantes implantassem seus 'boxes'. Também foram colocados food trucks na praça Dom Bosco e dentro do circuito, que por ser na avenida Tamoios, contribuiu com as vendas dos estabelecimentos comerciais.

 

A comerciante Vânia Almeida Martins participou pela primeira vez do Tupã Folia e vendeu batatas-fritas na Praça do Estádio. Ela conta que a oportunidade foi muito comemorada, após dois anos de sofrimento por conta da pandemia de Covid-19. "Agora a gente está na garra e na força, pois somos comerciantes e estamos trabalhando. Uma oportunidade muito boa".

 

Com um food truck dentro do circuito vendendo churros e crepe, a comerciante Verônica Damasceno do Nascimento aproveitou a festa para potencializar suas vendas. "Pra mim está maravilhoso, a gente vê todo mundo alegre, contente e, apesar da chuva, todo mundo segue dançando e o show está maravilhoso. É uma oportunidade de trabalho, pois nosso trailer ficou parado muito tempo. Então, estamos felizes".

 

A presença da praça de alimentação foi uma novidade para este ano e possibilitou que empresários de Tupã tivessem a oportunidade de estarem expondo e vendendo seus produtos. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Tupã Folia 2023 e secretário municipal de Gabinete e Turismo, César Juvenal, o retorno da festa foi um sucesso e agradou os comerciantes por propiciar um evento com grande potencial de vendas.

 

Os vendedores ambulantes também aproveitaram o Tupã Folia para adentrarem ao circuito e comercializarem, como é o caso de Wellington Fernandes, que comparece em todos os carnavais do município. "Em Tupã, toda vez que tem carnaval, eu vendo. Pra mim é muito bom. O carnaval é uma boa oportunidade para o comércio, abre empregos e a economia cresce".

 

O fomento da economia foi um dos fatores que contribuíram para a realização do carnaval, segundo o prefeito Caio Aoqui. Os grandes eventos são um dos principais responsáveis por Tupã possuir o título de Estância Turística e as suas realizações oferecem opções de entretenimento à população, geração de emprego e movimento da economia.

 

“A gente sabe que o carnaval de Tupã atrai toda a região e neste ano não foi diferente. Vimos a avenida lotada de pessoas de todas as idades e isso é muito bom. Precisamos oferecer esses momentos para a nossa população. E o melhor é que também conseguimos contribuir com a economia, pois o Tupã Folia é uma oportunidade de muitas pessoas comercializarem seus produtos”, disse o prefeito.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã