CCZ orienta profissionais da Rede Municipal de Tupã sobre escorpiões

Educação - Quinta-feira, 06 de Abril de 2023


CCZ orienta profissionais da Rede Municipal de Tupã sobre escorpiões

Para evitar acidentes provocados por escorpiões, o Departamento de Vigilância em Saúde realiza ações educativas em escolas e creches do município. Este trabalho amplia a disseminação de informações e prepara as equipes do sistema educacional para prevenção de acidentes.

 

Na última semana de março, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ofereceu uma capacitação para 200 funcionários das creches-escolas, e uma reunião especial foi realizada segunda-feira (3) com os professores da EMEIEF José Maris. 

 

A formação para as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) atendeu convite da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. No entanto, a parceria com a Secretaria de Saúde prevê ainda a continuidade das visitas às unidades.

 

Segundo a supervisora de atividade municipal, Joice Marcela Matos, a prevenção é a medida mais eficaz contra a ocorrência de acidentes. Por isso, em paralelo às orientações, os perigos dos escorpiões são apresentados diretamente aos alunos por meio de palestras, e há supervisão dos ambientes a fim de identificar adequações de segurança.

 

“Os escorpiões buscam locais quentes e escuros, como vãos em paredes, roupas no chão, e sapatos. Normalmente, eles entram nos locais pela parte de baixo das portas ou pelo encanamento. Então pedimos atenção aos profissionais para vedar os ralos, usar telas ou tampas nas pias, colocar ‘cobrinhas’ nas portas, e não deixar brinquedos espalhados”, declara.

 

Na EMEIEF José Maris os professores puderam tirar dúvidas, assim como desenvolver atividades com as turmas baseadas no conteúdo apresentado pelo CCZ, a fim de ensinar as crianças todos os cuidados necessários. Panfletos foram distribuídos para os estudantes e cartazes estão afixados na escola.

 

Segundo a direção da unidade, os profissionais da instituição entenderam que os esconderijos usados por esta praga urbana muitas vezes passam despercebidos, sendo essencial fazer ajustes e evitar a oferta de abrigo ou de acesso ao interior do prédio. Eles também foram orientados a respeito dos procedimentos de emergência em caso de acidente com escorpiões. 

 

Se for picado, procure imediatamente o Pronto Socorro da Santa Casa - Centro, funcionando atualmente no antigo Hospital São Francisco de Assis, rua Coroados, nº 776. Sempre que possível, comunique o aparecimento desses animais ao CCZ, telefone (14) 3404-2202.

 

 

Prefeitura da Estância Turística


Tupã