Ponto fixo de vacinação antirrábica muda para anexo da Vigilância Sanitária

Saúde - Sexta-feira, 14 de Julho de 2023


Ponto fixo de vacinação antirrábica muda para anexo da Vigilância Sanitária

A partir de terça-feira, 18 de julho, a vacinação antirrábica será oferecida no prédio anexo à Vigilância Sanitária (rua Piratinins, 1011). O serviço mantido como rotina pela Secretaria de Saúde continuará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, sem a necessidade de agendamento.

 

Para preservar a saúde de cães e gatos, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo distribui a dose antirrábica para que os municípios realizem a imunização ao longo de todo o ano, independentemente de campanhas. 

 

Conforme a diretora de departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, os pets devem ser vacinados a cada 12 meses, a fim de evitar que eles adoeçam e consequentemente a ocorrência de casos de raiva humana causada pela variante canina do vírus.

 

“A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura e pode ser fatal. Ao proteger seu cachorro ou gatinho, a partir dos 3 meses de idade, você também ajuda a aumentar a segurança da sua família e da comunidade”, explica.

 

Pessoas feridas por cães ou gatos devem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde, a fim de verificar a situação vacinal e receber orientações a respeito do período de observação dos sintomas, tanto no indivíduo, quanto no animal agressor. 

 

“É uma doença grave! Quando o quadro clínico da raiva se instala, praticamente, 100% dos casos evoluem para óbito. O vírus se multiplica no local da lesão e migra para o sistema nervoso e a partir daí para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva”, explica o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

 

Na sexta-feira (14) e segunda-feira (17), a aplicação das doses permanecerá no terreno ao lado do Centro de Saúde I – dr. Walter Pimentel. É importante apresentar a carteirinha de vacina do animal e, caso ainda não possua, guardar bem o documento para futuras administrações da dose.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã