Professores do Tempo Integral participam de oficina de musicalização

Educação - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023


Professores do Tempo Integral participam de oficina de musicalização

Professores da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de musicalização oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Industrias Criativas, do Governo do Estado de São Paulo; em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

 

O objetivo do workshop “Música, Jogos e Brincadeiras na Educação” foi apresentar a importância da utilização da música no processo educativo e propiciar aos docentes a vivência de diferentes tipos de atividades musicais. 

 

Além das características lúdicas, as cantigas e danças de roda, brincadeiras cantadas, as parlendas e os jogos musicais transmitem parte do conjunto de expressões culturais populares típicos da identidade nacional. 

 

Segundo o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, a experiência ofertada aos profissionais da educação que atuam no Programa de Tempo Integral contemplou 40 professores.

 

“Esta ação faz parte da política pública de oferta de oficinas criativas. Acreditamos que a temática se encaixava com o trabalho desenvolvido no contraturno, por isso fizemos esta formação para os professores das escolas de ensino integral”, conta.

 

Mini-biografia das coordenadoras da atividade:

 

Ana Queila Zanardo é Compositora, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Formada em Educação Musical pela UFSCar, Profª de Educação Musical na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Focalizadora de Dança Circular, Dança em Cadeiras, Dança Sênior, Florais de Bach e Cirandinhas. Formada na Escola do Movimento de Ivaldo Bertazzo. Dirige Musicais Infantis e Capacita profissionais de diversas áreas como Educação e Saúde com oficinas de Musicalização e Danças. Coautora do livro de Musicalização Infantil Folcloreando I e III. Pesquisadora e Coautora do Projeto Boca Mágica (21 canções inéditas com foco na Alfabetização, Consciência Fonológica e Musicalização).

 

Rosy Scalabrini é formada em Educação Musical pela UFSCar, professora de música desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II na rede particular. Regente de corais infantil e adulto. Focalizadora de Dança Circular, Dança Sênior e Dança em Cadeiras. Dirige e atua em musicais infantis tendo no currículo peças como “Os Saltimbancos”, “Alice no País das Maravilhas”, entre outros. Capacita profissionais de diversas áreas com oficinas de Contação de Histórias, musicalização e danças. Compositora e coautora do livro de Musicalização Infantil Folcloreando I e III. Pesquisadora e coautora do Método Fônico cantado.

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