.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Solar Luiz de Souza Leão

SOLAR LUIZ DE SOUZA LEÃO




No centro da cidade, o Solar “Luiz de Souza Leão” encanta os visitantes pelo estilo rústico da construção de alvenaria e também por ocupar parte de um quarteirão com sua vasta área verde de plantas nativas.


A construção principal é parcialmente azulejada, possui assoalho de peroba e uma fonte instalada no meio da casa. Essa característica incomum para os dias atuais segue o modelo arquitetônico dos anos 1930, período de construção do local que foi a residência do agricultor, pecuarista e fundador do município, Luiz de Souza Leão.


Além do prédio principal, há o jazigo do pioneiro de Tupã, e ainda um salão de jogos, que também preserva objetos usados há mais de 80 anos, e que ajudam a ilustrar como era a vida dos barões do latifúndio no Brasil do século XX.




Onde fica o Solar Luiz de Souza Leão?

Rua Caingangs, 600 - Centro, Tupã


Qual o horário de funcionamento?

O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. 


Posso agendar visitas para grupos, escolas ou instituições?

Sim, as visitas podem ser agendadas pelo telefone (14) 3491-2013.


Quanto custa a entrada?

A entrada é gratuita.













O termo “solar” é usado para definir lugares onde aristocratas fundiários moravam. Após a morte de Luiz de Souza Leão, o terreno foi doado à prefeitura; e a casa, transformada em um memorial. 


Tombado em 1972 pelo  Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT), o espaço reúne um acervo de quase 750 peças, desde utensílios domésticos até roupas, móveis, documentos e fotografias do fundador do município. 


O tombamento assegura que bens imateriais de valor histórico, cultural ou arquitetônico sejam mantidos ao longo dos anos com as características originais. 




.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.