Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Tupã, quarta-feira, 25 de maio de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Quar
25/05
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 13 °C
Índice UV
6.0
Quin
26/05
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
6.0
Sext
27/05
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
6.0
Sáb
28/05
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 17 °C
Índice UV
6.0

Perfil da Cidade



A região onde se localiza a estância turística de Tupã não passava de floresta virgem. Luís de Sousa Leão, empreendedor de origem pernambucana, em meados da década de 1920, escolheu dita área localizada no espigão divisor das microbacias dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí) no traçado projetado da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (mais tarde FEPASA e atual All), para a edificação da futura cidade. O fundador previa a necessidade de se erigir um centro-chave entre as regiões Noroeste e Sorocabana do estado de São Paulo.

A historiografia oficial esconde muitos dos fatos que marcaram os primeiros anos de desbravamento, entre eles o massacre dos indígenas caingangues da região, que foram homenageados com o nome da cidade e de suas vias planejadas. Os colonizadores encontraram muita resistência por parte dos nativos e o confrontamento foi inevitável, resultando na morte de muitos dos indígenas na região. Segundo os registros, no entanto, a paz foi alcançada com mediação de uma índia chamada Vanuíre.

Por conta dessa importante influência indígena, Tupã sedia uma escola com o nome "India Vanuíre" em homenagem a ela e possui um dos mais importantes museus dedicados ao tema no país, o Museu Histórico e Pedagógico India Vanuíre.

Em 15 de novembro de 1941 inaugurou-se a estação ferroviária de Tupã, terminal do chamado Tronco Oeste da Companhia Paulista até abril de 1949, quando foram abertas as estações de Universo, Iacri, Parnaso e Osvaldo Cruz, dando prosseguimento ao imenso ramal da ferrovia até Panorama, na margem do Rio Paraná (1962). Isto garantiu o grande desenvolvimento inicial da povoação (preliminarmente com base na cafeicultura), durante oito anos como estação terminal da ferrovia e posteriormente já arraigada como pólo de referência na região até hoje conhecida como Alta Paulista.


CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

Versão do sistema: 2.0.0 - 20/05/2022

Portal atualizado em: 25/05/2022 10:21:24

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.